Centro de Referência sobre Drogas completa três anos de funcionamento

26 de dezembro de 2017 - 15:37 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Equipamento compõe a estrutura da SPD para atendimento ao público

Principal equipamento de acolhimento disponibilizado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) completou, neste mês, três anos de pleno funcionamento. No período de 1º de janeiro a 19 de dezembro de 2017 foram realizados 2.044 atendimentos presenciais.

No CRD, dependentes químicos e seus familiares são acolhidos e orientados sobre prevenção, tratamento e reinserção social e profissional. O atendimento – totalmente gratuito e sem necessidade de agendamento – inclui, ainda, encaminhamentos à rede sócioassistencial e de apoio, bem como a comunidades terapêuticas, além da oferta de orientações.

O equipamento funciona no andar térreo da sede da SPD e tem registrado significativa procura por parte de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Hoje, são realizados, em média, 170 atendimentos presenciais/mês.

O primeiro procedimento no CRD é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é encaminhado para atendimento especializado por parte de um psicólogo ou assistente social. A partir da identificação do perfil do usuário pelo profissional, é feito o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou a rede de apoio.

O usuário também pode ser encaminhado para acolhimento em uma das Comunidades Terapêuticas (CTs), que atuam na forma de prestação de serviços e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Além do atendimento presencial no CRD, o público também pode obter informações / orientações profissionais através do telefone 0800.2751475.

Outra opção para o público é o atendimento através de uma unidade móvel. O veículo permite levar os serviços do CRD para as diversas localidades cearenses. O veículo Sprinter foi projetado para oferecer um espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido ao uso de drogas e/ou por ter um caso na família ou conhecido que precise de cuidados especiais.

As atividades dos profissionais do CRD em cada localidade incluem, ainda, o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade em geral, através de palestras e rodas de conversa, bem como reuniões com gestores e capacitação para profissionais. O veículo também funciona como ponto de apoio para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da SPD.

De janeiro a dezembro de 2017, um total de 36 municípios cearenses foram beneficiados com a presença da unidade móvel da SPD. As visitas estão inseridas no plano de ações do governador Camilo Santana, que determina a interiorização das políticas sobre drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca que a dependência química é uma doença grave, crônica e progressiva, apresentando-se, em muitos casos, como um inimigo silencioso nas residências. E a família só percebe sua presença quando já dominou o território. A gestora reforça que tem crescido o número de famílias que buscam acolhimento no CRD e lembra a possibilidade do atendimento através do telefone 0800.2751475.

Serviço

Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte à praça do Colégio Liceu do Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475