Governo do Ceará reforça policiamento na RMF com implantação do BPRaio em Eusébio

27 de dezembro de 2017 # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja e Davi Pinheiro - Fotos

Depois de Maranguape, Maracanaú e Caucaia, foi a vez de Eusébio receber, na noite desta terça-feira (26), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que vai formar um “cinturão” de segurança especializada na “Doutrina Raio” em toda a Região Metropolitana de Fortaleza. O governador Camilo Santana participou da solenidade de entrega do efetivo, que conta com 37 homens, 16 motos e uma viatura 4X4 específica para a atuação no município, que também vai receber uma sede exclusiva do Batalhão.

“Estamos hoje vivendo uma epidemia de violência e temos feito todo esforço para investir na segurança. O Raio é uma equipe especializada, os policias são treinados com motocicletas para entrarem em lugares estreitos, são equipados com armas pesadas. Hoje estamos entregando 16 motos e uma viatura que vão rodar por 24 horas no Eusébio. São homens destemidos, valentes. Quem quiser vir para o lado do bem, as portas estão abertas. Quem não quiser, o Raio está aí para prender. Aproveito para anunciar que aqui faremos uma ação integrada com a prefeitura, se trata de uma central de monitoramento, com câmeras, envolvendo todos os órgãos de segurança. Mas nenhum Estado resolve a questão da segurança sem prevenção. Aqui no Eusébio, 90% das escolas já são de tempo integral e ano que vem vai ganhar mais uma”, disse Camilo Santana.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão. Além das cidades da RMF contempladas, o Crato, na região do Cariri, também passo recebeu o grupamento, na semana passada. Ao mesmo passo, o efetivo da Capital terá sua capacidade operacional dobrada.

Foram instaladas equipes, em outubro e novembro, em três grandes regiões de Fortaleza: Parangaba, Messejana e Vila Velha. Um incremento de 104 policiais, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas e mais de R$ 2,8 milhões investidos pelo Governo na aquisição de veículos e equipamentos. Em abril do próximo ano, uma nova leva de 202 policiais também reforçará o grupamento na Capital, dobrando o efetivo operacional do Batalhão. Com os 104 novos profissionais já são mais de 600 policiais do BPRaio apenas em Fortaleza.

O secretário de Segurança, André Costa, frisou o esforço do Governo do Ceará em manter a atenção na área. ” É importante destacar que todo esse trabalho está sendo feito num momento de crise nacional. Aqui, diferente da maioria dos estados, o governador não diminuiu em investimentos. Fez o maior concurso da história da PM, com 4200 vagas. Abriu concurso para 750 policiais civis e depois chamou mais 730, além de 275 novas vagas para o Corpo de Bombeiros. Estamos alugando mais de 600 viaturas novas e comprando mais duas aeronaves. O Estado está investindo, contratando. Quero agradecer pelo apoio integral ao nosso trabalho”.

O comerciante Edilson Batista Macieira assistiu à solenidade acompanhado da filha Micaele Pinto Macieira e disse que, com a chegada do novo policiamento, é possível se sentir mais à vontade. “Com o Raio por perto a gente fica bem mais tranquilo, pois todo mundo sabe que os bandidos têm medo do batalhão. Nós que temos filhos pequenos, prezamos muito pela segurança e, mesmo sabendo que tem muito ainda a ser feito, estamos muito contentes”.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Bruno Gonçalves e Tin Gomes; o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Ronaldo Viana; o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Cel. Heraldo Pacheco; o perito geral da Perícia Forense, Ricardo Macêdo; o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves; entre outras autoridades.

Segunda fase da interiorização

A interiorização do BPRaio iniciou com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé). Com a segunda etapa, as bases ficam exclusivas para as cidades com mais de 50 mil habitantes. E, consequentemente, os batalhões sediados nas nove cidades-polo podem dar mais atenção a outras localidades.

 

Ouça

O governador Camilo Santana participou da solenidade de entrega do efetivo, que conta com 37 homens, 16 motos e uma viatura 4X4 específica para a atuação no município, que também vai receber uma sede exclusiva do Batalhão.

Camilo Santana reforçou ainda as ações de prevenção que o Estado e o município do Eusébio estão desenvolvendo para prevenir a violência, principalmente na área da Educação.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, frisou o esforço do Governo do Ceará em manter a atenção na área.