Hemoce recebe doações de sangue para feriado de Ano Novo

29 de dezembro de 2017 - 14:59 # # # #

Natássya Cybelly - Assessoria de Imprensa do Hemoce
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, estará de portas abertas neste fim de semana, dias 30 e 31 de dezembro, em horário normal: das 8 às 16h no sábado e das 8 às 13h no domingo, fechando somente na segunda-feira, 1º de janeiro. Já o posto de coleta no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, atenderá normalmente nos três dias, das 13 às 17h30.

Para manter o estoque regular e atender à demanda durante o feriado de Ano Novo, o Hemoce convida a população para doar sangue antes de se programar com a família ou amigos para comemoração do réveillon, assim como o autônomo Breno Queiroz. Nesta quarta-feira, 27, Breno chegou ao Hemoce antes mesmo dos portões abrirem. “Eu saí de casa bem cedo pra começar o dia ajudando a quem precisa. E quando você está disposto a fazer o bem, até as horas passam mais rápido. Cheguei cedo, esperei, não foi incômodo algum e agora estou fazendo a minha parte, isso é gratificante”, fala.

Desde o início da campanha “Você Doaria Sangue Para Mim”, lançada em novembro deste ano, a expectativa do Hemoce é receber 18 mil doações de sangue em todo o estado até o dia 31 de dezembro. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, nessa época do ano o número de doações costuma diminuir. “Muita gente viaja, entra de férias, então é um período que a gente reforça o pedido de doações e convida a população para ir a um dos pontos de coleta do Hemoce e se candidatar à doação”, ressalta.

Quem estiver fora da capital cearense pode doar sangue nos hemocentros do interior do estado nas cidades de Quixadá, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu.

Doe sangue, salve vidas

Todo o processo de doação de sangue leva em média de 40 a 60 minutos. Uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes que podem ir para quatro pessoas diferentes, salvando assim até quatro vidas. A hemorrede estadual é formada pelo hemocentro coordenador em Fortaleza e cinco unidades no interior do Ceará sendo responsável pela cobertura de aproximadamente 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios. O sangue doado no Hemoce abastece mais de 450 serviços de saúde como UPAs, Policlínicas e clínicas de hemodiálise salvando a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).