Unidade móvel da SPD visitou 27 municípios em 2017

3 de janeiro de 2018 - 09:39 # # # #

Fernando Brito - Assessoria do SPD


Veículo leva atendimento especializado e informações sobre prevenção às drogas para mais perto da população cearense

Durante o ano de 2017, um total de 27 municípios cearenses foram beneficiados com a presença da Unidade Móvel (UM) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). As visitas estão inseridas no plano de ações do Governo do Ceará, que estabelece a interiorização das políticas sobre drogas.

As cidades contempladas foram as seguintes: Altaneira, Farias Brito, Tarrafas, Crato, Cedro, Icó, Iguatu, Quixelô, Várzea Alegre, Aquiraz, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Aracati, Jaguaruana, Cruz, General Sampaio, Redenção, Baturité, Ocara, Ibaretama, Quixadá, Quixeramobim, Sobral e Santa Quitéria, além de Fortaleza.

O veículo tipo Sprinter dispõe de dois consultórios. Os espaços são utilizados por psicólogos da SPD para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por problemas relacionados ao uso de drogas e/ou por ter casos na família ou mesmo pessoa próxima que necessite de cuidados especiais devido à dependência química.

Na unidade móvel, os profissionais da SPD tiram dúvidas, prestam esclarecimentos, oferecem orientações e fazem os encaminhamentos necessários para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou Rede de Saúde como forma de assegurar o tratamento adequado da dependência química. As atividades em cada localidade incluem, ainda, o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade, através de palestras e rodas de conversa, bem como reuniões com gestores e capacitação de profissionais.

Serviços

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, diz que o objetivo da SPD, com a utilização do veículo, é levar os serviços da pasta para mais próximo da população.

A unidade móvel integra a estrutura disponibilizada pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD, equipamento que realiza atendimento presencial e fica situado à Rua Oto de Alencar, 193, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. O CRD oferece, também, o teleatendimento pelo 0800-2751475.