Mãe comemora benefícios do método canguru no Hospital César Cals

9 de janeiro de 2018 - 10:28 # # #

Wescley Jorge / Fátima Holanda - Assessoria de Comunicação do HGCC / ascom@hgcc.ce.gov.br

O Método Canguru do Hospital Geral César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, é referência estadual, certificado pelo Ministério da Saúde, com estrutura tecnológica moderna e profissionais qualificados para atendimento seguro e de excelência à população. “O atendimento do HGCC é muito bom, mas o Método Canguru é algo diferenciado e toda mãe precisaria passar por esse local”, afirma Juliana de Aquino, 27, do município de Umari, interior do Ceará.

Para ela, ter o apoio intensivo e o cuidado multiprofissional faz com que se torne mais segura para cuidar do filho, Nicolas Aseafe, que nasceu no dia 30 de outubro, com 855g. Depois de pouco mais de dois meses, com os cuidados neonatais, inclusive do Canguru, ele já está com 1,6 kg. “Fazer parte do método Canguru, para mim e para o meu filho, é uma vitória”, declara Juliana.

Só no ano passado, 184 bebês e 172 mães foram atendidos pelo Método Canguru do Hospital César Cals, 65 a mais do que em 2016, quando 119 recém-nascidos e 107 mães receberam os cuidados. O serviço tem sala de estar com televisão, jardim, cozinha, sala de jantar, consultório de retorno, entre outros.

O Método Canguru do HGCC completou 20 anos em 2017 e ganhou mais três leitos, atingindo um total de 10, depois de uma reforma completa em sua estrutura e em todos os equipamentos, proporcionando inclusive uma área maior para as mães e bebês. “A ampliação e reforma seguem as normas do Ministério da Saúde, como por exemplo, o quarto em que a mães ficam é somente delas e dos filhos”, explica Natércia Bruno, enfermeira responsável.

Cuidado neonatal

O Método Canguru permite uma assistência ao recém-nascido prematuro, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, a partir de estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai, de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam o filho, para em seguida colocá-lo na posição canguru. O contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis. O método, que ocorre em três etapas, também permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais.