Espetáculo Além Aquém Daqui inicia temporada a partir desta quinta-feira (11)

10 de janeiro de 2018 - 10:49 # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes

A peça, dirigida por Maria Vitória, é resultado do Programa Preamar de Artes Cênicas 2017 da escola Porto Iracema das Artes

Após estrear na 5ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI 5), em dezembro de 2017, o espetáculo Além Aquém Daqui inicia temporada no Teatro Sesc Iracema a partir desta quinta-feira, dia 11. A peça, dirigida por Maria Vitória e encenada por alunos do programa Preamar de Artes Cênicas, segue sendo apresentada nos dias 18 e 25 deste mês, sempre às 20h.

Com dramaturgia de Ícaro Eloi, que estreia como ator e na escrita teatral, Além Aquém Daqui é uma alegoria que reúne quatro quadros ora dramáticos, ora hilários fortemente marcados pela crítica social e política. O texto foi instigado pelo conceito de Utopias, que norteou os trabalhos da escola em 2017. A partir do feminino, o espetáculo aborda a injustiça, questiona a loucura e explora a força presente no ser mulher. Os papéis femininos são o grande destaque do espetáculo de 60 minutos que traz reflexões sobre a essência humana em episódios que fazem o público refletir sobre os tempos atuais.

No elenco, Anderson Marques, Ícaro Eloi, Juliana Maria, Lucas Limeira, Luiza Nobel, Yasmim Ferrer e Ygor Sylva, sete atores que agora formam um novo grupo teatral na capital cearense, o Coletivo Grão. O figurino, marcante no desenrolar dos enredos, é assinado por Helder de Pádua e Renato Ferreira, enquanto o cenário teve a participação dos alunos Edite Sousa e Diego Brito e foi idealizado por Maria Vitória e o cenógrafo Rodrigo Frota.

PREAMAR

Os jovens atores, figurinistas e cenógrafos de Além Aquém Daqui iniciaram suas trajetórias no Porto dentro dos percursos de Formação Básica em Artes Cênicas. Ao longo de quatro meses e 120 horas/aula, 11 alunos passaram por um intenso período de criação, ensaios e experimentações, de acordo com o que propõe o programa Preamar de Artes Cênicas, executado de setembro a dezembro do ano passado e que trazia o desafio da construção de todo um espetáculo: do cenário ao texto, do figurino à encenação. A atriz cearense Maria Vitória foi encarregada de dirigir os trabalhos e a obra final: Além Aquém Daqui.

SINOPSE

Além Aquém Daqui surge a partir de três dispositivos criativos: “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”, do jornalista e escritor urugaio Eduardo Galeano; “Uma vida precisa de utopia e amor como de água e pão, sexo e trabalho?”, da atriz e dramaturga cearense Ângela Lilhares e “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”, do escritor francês Victor Hugo.

O espetáculo Além Aquém Daqui foi desenvolvido a partir dessas três provocações. Os quatro quadros, criados em processo colaborativo, buscaram ainda inspirações em obras de Fiodor Dostoiévski, Fernando Arrabal e Erasmo de Rotterdam para indagar sobre a utopia no Brasil dos dias atuais.

Os papeis femininos são a grande força do espetáculo. Involuntariamente, coube às mulheres dar o tom da peça. Seja para abordar a injustiça, questionar o que é a loucura ou denotar a força presente no ser mulher, são essas personagens que passam na frente e dizem para onde vamos caminhar com Além Aquém Daqui.

São sete jovens atores, dois figurinistas, dois cenógrafos, uma diretora e o desejo muito claro de dizer que a utopia é essencial para que não tenhamos uma existência apática diante da nossa vida e diante dos nossos sonhos.

Ficha Técnica:

Direção: Maria Vitória

Orientação Dramatúrgica: Maria Vitória

Dramaturgia: Ícaro Eloi

Elenco: Anderson Marques, Ícaro Eloi, Juliana Maria, Lucas Limeira, Luiza Nobel, Yasmim Ferrer, Ygor Sylva

Figurino: Helder de Pádua e Renato Ferreira

Cenografia: Rodrigo Frota, Maria Vitória, Edite Sousa e Diego Brito

Iluminação: Fábio Oliveira

Ilustrações: Helder de Pádua

SERVIÇO

O que: Temporada de Além Aquém Daqui

Quando: Dias 11, 18 e 25 de janeiro, 20h

Onde: Teatro Sesc Iracema (Rua Bóris, 90, Praia de Iracema)

Quanto: R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia