Porto Iracema das Artes abre inscrições para oficina de criação literária com Joca Terron

15 de janeiro de 2018 - 11:49 # # # #

A segunda edição do projeto “Fábulas de Janeiro” dá a largada para as atividades formativas do Porto em 2018

Nos próximos dias 22 a 26, o Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Fábulas de Janeiro II – Literatura Liberdade” com o escritor Joca Reiners Terron, abrindo a temporada de atividades formativas da escola em 2018. As inscrições podem ser realizadas até 18 de janeiro, por meio de formulário disponível no site da escola.

Nesta edição, Joca Terron tem como ponto de partida para o debate nas aulas a provocação defendida pelo OuLiPo, ateliê de literatura exponencial criado por Raymond Queneau e Georges Perec, na França da década de 1960, de trabalhar o texto literário em condições de restrição. Em contraponto a isso, Terron abordará exercícios liberadores como escrita automática, associação livre, sinopse de romance em uma linha, cut-up, registro de sonhos, plágio, exercícios de estilo etc.

Com carga horária de 15 h/a, a oficina, que é totalmente gratuita, tem o objetivo de debater a liberdade da escrita literária, refletir sobre a noção de “restrição” e fornecer novas estruturas para incentivar a criação. Podem se inscrever pessoas maiores de 16 anos com interesse em aprimorar a leitura e a escrita. Serão 25 vagas para esta atividade. A lista com os selecionados estará disponível em nosso site a partir do dia 19 de janeiro.

Joca Reiners Terron

É um poeta, prosador, artista gráfico e editor brasileiro nascido em 1968, em Cuiabá (MT). Fundou a editora Ciência do Acidente, na qual trabalhou como editor e pela qual publicou seu primeiro livro, a coletânea de poemas Eletroencefalodrama (1998). A editora também lançou seu primeiro romance “Não há nada lá” (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, Animal Anônimo (2002), antes de fechar as portas em 2004.

O escritor publicou os livros de relatos Hotel Hell (Livros do Mal, 2003), Curva de rio sujo (Planeta, 2003) e Sonho interrompido por guilhotina (Casa da Palavra, 2006), e três romances, além de Guia de ruas sem saída, graphic novel ilustrada por André Ducci (Edith, 2012).

Em 2010, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance por Do fundo do poço se vê a lua (Companhia das Letras, 2010). Seu último romance é A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves (Companhia das Letras, 2013), também publicado no México e na Itália.

Serviço:

O quê: Oficina “Fábulas de Janeiro II – Literatura Liberdade”

Quando: De 22 a 26 de janeiro, das 19h às 22h

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Inscrições de 11 a 18 de janeiro

GRATUITO