Familiares de internos: Proinfância supera 600 encaminhamentos

17 de janeiro de 2018 - 15:59 # # #

Assessoria de Comunicação da Sejus - ascom.sejus@gmail.com
(85) 3101-2862

Diminuir o impacto do encarceramento em uma família, principalmente no cotidiano dos filhos. Esse é o objetivo do Proinfância, projeto criado em um parceria entre Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, Ministério Público e Tribunal de Justiça. O projeto busca articular uma rede de atendimento para dar o acolhimento necessário aos filhos das pessoas presas.

Quando têm suas prisões determinadas nas audiências de custódias, as pessoas passam por atendimento com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos da Sejus. No atendimento são traçados os perfis sociais e identificados os casos com filhos crianças ou adolescentes, assim como qual será a situação dos menores após o encarceramento dos pais.

Mauricélio, 31 anos, auxiliar de pedreiro, passou pela audiência de custódia e está aguardando a ida para o Centro de Triagem. Ele tem sete filhos e alguns deles não têm registro de nascimento. “Eu tenho um bom relacionamento com meus filhos e fico mais tranquilo sabendo que esse projeto pode ajudar enquanto passo por esse momento difícil”. O Proinfância entrará em contato com a família de Mauricélio para identificar a necessidade da documentação e fazer os encaminhamentos necessários.

Implementado em setembro de 2017, o Proinfância já realizou 692 atendimentos no total. Destes, 616 foram encaminhados para a rede de proteção, socioassistência, saúde ou educação.

A atuação do Proinfância é uma garantia de cidadania tanto para os internos quanto para os filhos, segundo a coordenadora do Serviço Social da Sejus, Cristiane Oliveira: “Os filhos dessas pessoas são amparados e acolhidos através dessa rede de assistência e proteção como forma de diminuir o impacto do encarceramento na vida deles”, afirma.