HGF promove IV Workshop em Farmácia Hospitalar

18 de janeiro de 2018 - 18:27 # # #

Débora Morais - Assessoria de Comunicação do HGF / debora.morais@hgf.ce.gov.br

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, iniciou nesta quinta-feira, 18, o IV Workshop em Farmácia Hospitalar. O evento ocorre até esta sexta-feira, 19, no auditório principal da HGF, com discussões focadas no papel do farmacêutico em uma equipe de saúde, possibilitando o acesso à informação científica de forma clara e objetiva, como integrante ativo de comissões hospitalares.

Neste primeiro dia, houve formação de grupos de debate e a mesa de abertura contou com a presença da secretária adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cavalcanti, que elogiou a iniciativa e destacou o bom trabalho realizado pelo setor. “A farmácia hospitalar do HGF sempre esteve à frente do seu tempo. Mesmo com eventuais dificuldades, o setor sempre conseguiu buscar soluções para avançar cada vez mais e garantir ao nosso povo uma saúde de qualidade. Eventos como esse, enriquecem ainda mais a categoria e fortalece a assistência farmacêutica, que segue cada vez mais alinhada com o corpo médico”, destacou.

O diretor-geral do HGF, João Batista Silva, ressaltou o dinamismo do profissional e a intensificação pela busca de mais conhecimento nos últimos anos.“Quando eu comecei a conhecer sobre farmácia, eu achava que farmacêutico era um gerenciador de estoque e, na verdade, ele é muito mais que isso. O profissional tem conhecimento de um todo, economia, saúde, segurança de paciente e por aí vai, além de conhecer bem a unidade em que ele trabalha”, falou.

Na programação do encontro, o primeiro dia foi dedicado a palestras e mesas de debates. Entre as principais, estavam “O papel do farmacêutico no Sistema de Atenção à Saúde”, com a secretária adjunta Isabel Cavalcanti, “Comissão de Infecção Hospitalar e a atuação do farmacêutico hospitalar” e “Comissão de Farmácia e Terapêutica e sua interface no uso racional de medicamentos”.

Jéssica Bezerra é residente de farmácia na Maternidade Escola Chateaubriand. Para ela, a experiência de participar do evento é um momento oportuno de aprendizagem. “O workshop é um momento maravilhoso e oportuno para nós. Eu me interesso em participar para discutir cada vez mais o papel do farmacêutico nos dias atuais e fazer o network no meu ramo”, disse.

Serviço

IV Workshop em Farmácia Hospitalar
Data: 18 e 19 de janeiro de 2018
Horário: 8 horas
Local: Auditório principal do HGF (Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu – Fortaleza-CE)

Mais informações: Setor de Farmácia do HGF – (85) 3101.3217