Estado contabiliza 98 Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas no Ceará

19 de janeiro de 2018 - 14:14 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sogre Drogas (SPD)

Objetivo dos colegiados é ampliar a discussão sobre a temática das drogas para a construção de iniciativas efetivas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) encerrou o exercício de 2017 contabilizando 98 Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas diversas localidades cearenses.

A implantação e fortalecimento de Compods é uma das atribuições da SPD. Para tanto, a pasta realiza encontros para a orientação de gestores e membros de comunidades sobre como constituir e tornar ativo o espaço de participação social e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em cada município.

Nas visitas aos municípios, as técnicas da SPD incentivam o diálogo entre sociedade civil e governo na perspectiva de fortalecimento do controle social a partir da criação e plena atividade dos conselhos.

A Secretaria contabiliza a formação de 26 Compods desde a sua criação, em março de 2015. Levando em conta os colegiados já existentes anteriormente, o Ceará dispõe, hoje, de 98 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta que a criação do conselho é um indicativo do compromisso municipal com a temática das drogas e seu impacto na saúde pública da localidade. Além disso, fomenta a efetivação de políticas públicas com a participação popular.

Quando ativos, os Compods promovem reuniões periódicas e desenvolvem atividades que articulam-se com políticas afins. Os membros do colegiado também devem acompanhar as ações municipais nos eixos da prevenção às drogas, acolhimento / cuidado e reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso e abuso de drogas.

Para obter informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, pelo telefone (85) 3238-5482.