Governo do Ceará forma 1.495 novos profissionais

22 de janeiro de 2018 - 18:10 # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotógrafos

Cerimônia de formatura foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do José Walter, com a presença do governador Camilo Santana

Qualificar em diversas áreas, garantindo a milhares de pessoas novas oportunidades no mercado de trabalho, fortalecendo a geração de renda no entorno das comunidades, além da esperança de uma vida melhor. Esse é o objetivo dos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), vinculados à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Ceará, que tiveram a formatura de 1.495 novos profissionais na tarde desta segunda-feira (22), no CITS José Walter. O governador Camilo Santana participou da cerimônia entregando os certificados de conclusão de curso aos formandos.

“Um dos grandes desafios do Brasil é gerar oportunidade de emprego e renda. Muitas vezes o jovem sai da escola e tem dificuldade para arrumar o primeiro emprego. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige capacitação das pessoas. Esse programa beneficiou no ano passado quase 1.500 pessoas. O Estado investiu quase R$ 4 milhões e, em 2018, vamos ampliar para 2.500 vagas só em Fortaleza. Vai ajudar o jovem a conseguir emprego ou então trabalhar para si próprio. Quem tiver interesse em buscar recursos para montar o próprio negócio, temos uma parceria com o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil para apoiar. São vários jovens que saem dessa capacitação e estão tendo suas chances. O Governo tem procurado focar exatamente na demanda que o mercado pede. Nosso objetivo é buscar o potencial que o Ceará tem para gerar oportunidades e empregar as pessoas”, disse o governador Camilo Santana.

Distribuídos em 98 turmas, os 1.495 concludentes foram qualificados nos CITS dos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, José Walter, Lagamar, Mucuripe, Parque São José e São Bernardo. Além das ações de capacitação, somente em 2017, foram realizados ainda 3.040 atendimentos de atividades socioesportivas como karatê, ginástica, futsal, futebol de campo, dança, violão e balé. Em 2018, a meta de atendimento nos centros é de 2.450 cidadãos.

 

O secretário da STDS, Josbertini Clementino, diz que o público capacitado pelos CITS abrange perfis diversificados. “Recebemos do governador Camilo Santana esta missão de capacitar o povo cearense. E hoje estamos encaminhando esses formandos por meio do Sine/IDT. Além de jovens, majoritariamente, também tivemos adultos que querem voltar para o mercado de trabalho, alguns que passaram algum tempo desempregados, mas que querem se capacitar para trabalhar por conta própria, como microempreendedores individuais, autônomos. A gente fica contente, pois são quase 1.500 pessoas que estamos entregando para contribuir com o desenvolvimento econômico e a dinâmica do mercado em Fortaleza”.

Os beneficiados

Geisa Amélia da Silva recebeu o certificado de conclusão do curso de Design de Sobrancelhas e elogiou o trabalho realizado pelos CITS. “Eu já trabalhava atendendo em domicílio e na minha própria residência. Mas depois do curso, aprendi muito mais, foi ótimo para aperfeiçoar as técnicas. Iniciativas como essas são muito importantes. Muita gente não conhecia, mas com a divulgação pelas redes sociais, as pessoas descobriram que podiam ter acesso a oportunidades que antes pensavam que nunca teriam”.

Welligton Lopes concluiu o curso de Cozinha Regional e já traça planos para o futuro da carreira. “Foi muito bom para mim. Eu já sabia cozinhar, minha esposa vende lanches, mas durante o curso eu aprendi bastante, tem ótimos professores, boa estrutura. Agora quero seguir carreira, conseguir um trabalho em um restaurante grande. Sei que é questão de tempo. Para quem quiser uma oportunidade, é só procurar pelo CITS mais próximo, pois vale muito à pena”.

Voltados especialmente para as áreas de produtos, comércio e serviços, foram realizados cursos nas áreas de Informática Básica, Cabeleireiro, Design de Sobrancelha, Depilação, Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Cozinheiro, Recepção e Atendimento, Operador de Caixa, Lancheteria, Inglês, Informática Avançada, Massoterapia, Corte e Costura, Salgadeiro e Doceiro, Secretariado, Maquiador, Mecânica de Motos, Atendente de Farmácia, Artesanato em Patchwork, Agente de Turismo, Modelista de Roupa, Customização de Roupas e Acessórios com Pedrarias, Cozinha Regional, Panificação Artesanal, Reparador de Eletrodomésticos, Cabeleireiro Feminino, Recepcionista de Hotel, Porteiro de Hotel, Garçom e Garçonete, Camareira, Artesanato em Decoupage, Técnicas de Vendas, Chocolateria e Repositor de Mercadorias.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; o deputado federal André Figueiredo; o deputado estadual Walter Cavalcante; os vereadores Acrísio Sena, Iraguassu Teixeira e Bá; entre outras autoridades.

Qualificação cidadã

Os CITS atendem as comunidades por meio de qualificação profissional para jovens e da realização de oficinas com as famílias, desenvolvendo ações de geração de emprego no entorno de cada unidade. Em 2017, cinco centros foram reformados: José Walter, Conjunto Ceará, Mucuripe, Lagamar e Jangurussu. Já em 2018 serão reformadas as unidades do Parque São José e do São Bernardo.

Cada centro possui auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.

 

Ouça

O governador Camilo Santana participou da cerimônia entregando os certificados de conclusão de curso aos formandos. Ele destacou a importância da capacitação para o mercado de trabalho.