Técnicos orientam sobre combate ao mosquito nos hospitais

24 de janeiro de 2018 - 15:16 # # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel
Assessoria de Comunicação da Sesa
(85) 3101.5221 / 3101.5220

Os corredores do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) contaram com uma presença inusitada nesta terça-feira, 23. Um Aedes aegypti gigante alertou pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital sobre os riscos da proliferação do mosquito. Uma equipe de técnicos do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Ceará, levou panfletos com dicas de como evitar focos do mosquito e mostrou o ciclo evolutivo do Aedes.

Outros hospitais da rede estadual vão passar por esse mesmo processo até o fim deste mês. As visitas continuam nesta quarta-feira, 24, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e, na quinta-feira, 25, no Hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). Na sexta-feira, 26, os técnicos irão ao Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA). Na próxima semana, serão repassadas orientações no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Hospital Geral César Cals (HGCC) e no Hospital São José (HSJ), respectivamente nos dias 29, 30 e 31.

Orientações

“Com certeza é importante porque muita gente não conhece (o mosquito)”, disse Gilson do Santos enquanto descobria como identificar a aparência do ovo, larva, pupa e do mosquito adulto. Ele é acompanhante do filho de três anos, Geilson, que está internado no Hias. No período de chuvas, aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria da Saúde do Ceará reforça o alerta à população para redobrar os cuidados no combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika.

“A gente sempre toma algum cuidado em casa, mas depois deixa pra lá. Eles aqui estão lembrando a gente que não pode deixar pra lá, né? Eu já tive dengue e não quero ter de novo”, explicou Marinete Alencar, mãe de um dos pacientes do hospital.

A assessora técnica do Nuvet, Ricristhi Gonçalves, acompanhou o trabalho realizado no Hospital Albert Sabin. “A gente orientou os usuários e funcionários para que eles não fiquem expostos ao risco de transmissão de arboviroses”, destaca. Com isso, eles podem reforçar as informações de como evitar a proliferação do vetor e replicar as dicas para familiares e amigos.

“Como servidora e brigadista, nós aqui do Hias tivemos a participação efetiva dos funcionários, pais e das crianças, em atenção ao que estávamos repassando. Pedimos para que fossem multiplicadores dessas boas ações. Sentimos que houve ‘feedback’, então precisamos continuar com essas ações a fim de minimizar ou eliminar esses mosquitos tão perigosos e danosos à saúde de todos”, ressaltou Clara de Assis Araújo Torres, coordenadora da Comissão Gestora de Resíduos do Hias.

Combate ao mosquito

Para a prevenção de zika, dengue e chikungunya, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida, especialmente nesse período de chuvas. A fêmea põe os ovos e no primeiro contato com as gotinhas de água eclodem, viram larvas, pupas e depois o mosquito adulto. Tudo isso muito rápido. Com as condições de temperatura e umidade do Ceará, em oito dias o ovo, em contato com a água, vira mosquito adulto.

Separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas, praças, meio-fio é um dos principais cuidados para manter a saúde individual e coletiva. Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar criadouro do mosquito.

Outras ações que devem ser realizadas regularmente para evitar focos do Aedes aegypti são limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito.

Visitas aos hospitais

Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – 24 de janeiro
Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana) – 25 de janeiro
Hospital Geral Dr Waldemar de Alcântara (HGWA) – 26 de janeiro
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) – 29 de janeiro
Hospital Geral Dr César Cals (HGCC) – 30 de janeiro
Hospital São José (HSJ) – 31 de janeiro