Governo do Ceará inaugura 27ª brinquedopraça para crianças cearenses

25 de janeiro de 2018 - 18:20 # # # #

Assessoria de Comunicação da STDS
imprensa@stds.ce.gov.br
(85) 3101.2089 / 2099/ (85) 98878.8510

O equipamento recebeu rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos

Olhinhos atentos e uma ansiedade que parecia não caber no peito. Foi assim que a criançada do município de Mombaça assistiu a inauguração da 27ª brinquedopraça, espaço entregue pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, aos cidadãos do município. Em meio a um público de cerca de 500 pessoas, os pequenos contavam os segundos para desfrutar do equipamento que fica na Praça do Lions, na sede do município.

“Nosso compromisso enquanto governo é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso estamos atuando com um conjunto de ações voltadas para as famílias que mais necessitam do nosso apoio. O Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, é um exemplo disso. Além das brinquedopraças já inauguradas, também alcançamos 58 mil famílias com o Cartão Mais Infância e acredito que essa é só a ponta do iceberg, pois vamos realizar muitas outras ações no sentido de levar mais dignidade ao nosso povo”, declarou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, nesta quarta-feira (24), durante a solenidade de inauguração do equipamento.

As brinquedopraças, espaços voltados para crianças de dois a doze anos, integram o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. “Estou muito feliz com esse novo espaço para as nossas crianças se divertirem. Meu filho vinha todos os dias aqui para ver se os brinquedos estavam no lugar e hoje ele teve a alegria de brincar livremente, sem hora para sair. Só posso dizer que este foi um presente muito importante para o nosso município”, ressaltou Mazé da Silva, mãe do pequeno Assis, de oito anos.

Desenvolvimento Infantil

Além de Mombaça, o Governo do Ceará já realizou a entrega das brinquedopraças nos municípios de Araripe, Banabuiú, Baturité, Caririaçu, Coreaú, Crato, Granjeiro, Ibiapina, Ibicuitinga, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Nova Russas, Quixadá, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Paraipaba, Redenção (com duas unidades). Participaram da solenidade de entrega do equipamente nesta quarta-feira, o secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho; o prefeito de Mombaça, Ecildo Filho; a primeira-dama do município, Jaqueline Evangelista; e a secretária municipal de Assistência Social, Izaura Gomes.

Espaço cercados e com área de 200m², as brinquedopraças contam com brinquedos como playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e duas gangorras, além de rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos.