Ceará Pacífico: Vice-governadora reforça ações do Pacto em Sobral

29 de janeiro de 2018 - 11:30 # # #

Giuliano Vandson / Rodrigo Barros - Assessor / Repórter - Ascom / Gabinete da Vice-Governadoria
Queiroz Netto - Fotos

Nesta sexta-feira (26), a vice-governadora Izolda Cela destacou as ações do Ceará Pacífico em Sobral, em evento de assinatura da ordem de serviço para construção do Parque José Euclides, no município.

“Faz parte da proposta de território essa frente de ações relacionadas a melhorias urbanas. Tornar o espaço atraente, bonito, com gente passeando, os jovens se divertindo e crianças brincando. Está mais do que provado que quando os espaços públicos são bem ocupados a tendência é afastar os desordeiros e outras coisas piores”, ressaltou a coordenadora estadual do Ceará Pacífico e vice-governadora, Izolda Cela.

A principal cidade da Região Norte cearense é a primeira do Interior a receber o pacote de investimentos em segurança, ações sociais e estruturais que marcam os territórios do Pacto, e são realizadas, em parceria, pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral. A implantação do Ceará Pacífico foi construída através articulações desde 2017, com elaboração de projetos e consultas populares.

O Território compreende os bairros Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara. Nestas regiões, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral investem em ações sociais com enfoque especial na redução da violência, e em parceria com a comunidade. Também foi criado, pela Prefeitura, uma Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção à violência para atuar no território.

“Essa obra será realizada em um espaço que está degradado e esse local se tornar um parque é algo muito importante. E é importante destacar que a obra abrange várias ações como a construção de 5 espaços infantis, 10 alamedas, 4 praças, 4 espaços movimentos e 9 espaços jardins, além da reforma de 18 centros de convivências no Residencial Nova Caiçara”, destacou Izolda Cela.

Também estão sendo realizadas obras de pavimentação, arborização, padronização de calçadas, sinalização vertical e horizontal e iluminação, além da instalação de câmeras de videomonitoramento.

Além disso, já com o apoio da comunidade sobralense, foi implantado no Território o Comitê Territorial e, em breve, será inaugurado o Núcleo de Mediação, em Sobral. Para atuar com mediação de conflitos a Guarda Municipal participou, durante seis meses, de cursos de formação. O Pacto por um Ceará Pacífico também conta com a parceria do poder judiciário, com forte atuação dos gestores e técnicos do Fórum e do Ministério Público no município.

Sobral também recebeu uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), com reforço de policiamento ostensivo e comunitário e melhorias estruturais e nas ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. São 242 policiais, 11 viaturas, 12 motos, uma base móvel comunitária e diversos postos de policiamento a pé espalhados pela cidade.