Dia Nacional das Histórias em Quadrinho: Biblioteca Pública Espaço Estação realiza atividade nesta terça

30 de janeiro de 2018 - 11:30 # # #

Ivna Girão / Paula Candice / Lucas Benedecti - imprensasecultce@gmail.com

A Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferece nesta terça-feira, 30/1, turnos manhã e tarde, uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.Também conhecidas como HQ’s, as histórias em quadrinho são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas. Este gênero literário, é um dos grandes responsáveis por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura.

Na ocasião, os amantes dos HQs terão a oportunidade de participar de atividades realizadas na Biblioteca Espaço Estação, que remetem à história desta literatura que integra o universo infantil e adulto. Serão bate-papos sobre a História dos Quadrinhos Nacionais e dinâmicas, gratuitos, abordando as histórias nacionais e internacionais, seus personagens e seus criadores, enfatizando Mickey Mouse, Mônica, Walt Disney e Maurício de Souza.

No Brasil

O 30 de janeiro de 1869, foi a data em que publicaram a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini. A partir de 1984, ficou instituído, através da “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini.

Confira a programação:

>> Dia 30/1

10h – Bate Papo: A História das Histórias em Quadrinhos Nacionais

Mediador: Eduardo da Silva Pereira – Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, onde é o criador e idealizador do Cineclube do Curso, da mesma universidade, que acontece de 15 em 15 dias no Centro Acadêmico (C.A). Data da criação do cineclube: 10/09/2008. Curador de filmes do Cine Nanquim da Gibiteca da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira de Fortaleza (2009)

15h – Dinâmica de Grupo – Criador e Criatura

Dinâmica abordando as histórias nacionais e internacionais, seus personagens e seus criadores, enfatizando Mickey Mouse, Mônica, Walt Disney e Maurício de Souza.

Mediadora: Cristiane Marques de Lima – Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará.Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica pela UVA. Presta consultoria e assessoria às entidades na área de Gestão de Projetos desde 2003. Instrutora e palestrante em Gestão de Projetos.Professora Universitária.

SERVIÇO

Comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinho
Dia: 30/1
Horário: 10h (Bate-Papo) e 15h (Dinâmica)
Local: Biblioteca Pública Espaço Estação
Gratuito