Governo do Ceará e MP assinam termo de cooperação para reforçar combate ao crime organizado

30 de janeiro de 2018 - 19:03 # # #

Giuliano Vandson - Porta-voz da vice-governadora
Queiroz Netto - Fotos

Nesta terça-feira (30), o grupo que compõe o Centro Integrado de Combate de Crime Organizado assinou Termo e Cooperação que determina as atribuições de cada instituição no trabalho de enfrentamento da violência no Estado. Participaram da reunião, na sede da Vice-Governadoria, no prédio do Pacto por um Ceará Pacífico, representantes do Poder Executivo, através da Vice-governadoria, do Gabinete do Governador, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); Polícia Federal, Poder Judiciário, Ministério Público do Ceará e Defensoria Pública.

No termo, a SSPDS e suas vinculadas, Ministério Público e Sejus firmam um compromisso para reforçar ações que já acontecem na prática, de atuação cada vez mais em conjunto e aprimoradas, com melhores fluxos, procedimentos e tarefas melhor definidas no combate a organizações criminosas e homicídios.

O grupo composto pelo Ministério Público, SSPDS e Sejus já se reúne desde 2017 e com o termo reforça a parceria do compartilhamento de informações e ações para trabalhar em conjunto focando o combate as organizações criminosas. O Centro Integrado foi instituído pelo governador Camilo Santana, no domingo (28), em encontro com todos os integrantes, na sede da SSPDS.

Ministério Público

No que se refere aos homicídios ocorridos no último sábado (27), no bairro Cajazeiras, a promotora de Justiça Márcia Lopes Pereira, titular do caso, contará com o reforço de mais três membros do MPCE nas investigações: Franke José Soares Rosa, Oscar Stefano Fioravanti Junior e Alice Iracema Melo Aragão. Além disso, o Ministério Público Estadual montou uma força-tarefa interna para dar absoluta prioridade na atuação das Promotorias de Justiça da Saúde, do Idoso, da Infância e Juventude, dentre outras áreas, nas comunidades de Fortaleza mais afetadas por facções criminosas.