Hospitais do Ceará têm melhor classificação em gerenciamento de risco

30 de janeiro de 2018 - 17:22 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
(85) 3101.5221 / 3101.5220

Seis hospitais da rede pública do Governo do Ceará integram a Rede Sentinela, uma estratégia do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipos), que funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde. O monitoramento das atividades da Rede Sentinela é realizado a cada seis meses nas instituições de saúde. Conforme última avaliação, referente ao período 2016.2, os seis hospitais foram classificados com a Categoria A.

O programa trabalha em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Foram classificados com a maior categoria do monitoramento, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Esta é a quinta vez que o Hospital Waldemar Alcântara passa pelo ciclo de avaliação e com evolução durante os monitoramentos. Com pontuação 33,8 em uma escala de 38 escores, a Categoria A foi conquistada por ter as respostas aos procedimentos entre 74% e 100% de conformidade. Durante a avaliação são analisados os seguintes aspectos: a atuação do gerente de risco, o controle e monitoramento dos riscos, a integração com outras áreas e a capacitação e educação continuada.

“Nós somos Conceito A desde o início das avaliações e justamente por isso desenvolvemos constantemente práticas que reforcem os processos de melhoria e as barreiras de segurança nas diferentes frentes de cuidado. Nós do HGWA estamos sempre em busca de deixar os processos mais claros, mais praticáveis, mais bem definidos, além de promover constantemente a consciência dos profissionais para a importância do Gerenciamento de Risco”, declara Djane Filizola, gerente de risco do HGWA.

Para o HGF, esta é a terceira avaliação consecutiva em que o hospital foi classificado com a melhor categoria. Com 32,17 pontos, o Hospital Geral de Fortaleza está entre os mais bem colocados dos 250 hospitais cadastrados na Rede Sentinela para a Vigilância Sanitária no Brasil. “É estimulante a realização desse trabalho, ser classificado mais uma vez na categoria A. Só mostra o quão gratificante é o resultado do trabalho que foi confiado à equipe”, fala gerente de risco do HGF, Mônica Medeiros.

Já o Hospital Regional do Cariri avançou na classificação. Conforme a última avaliação, o HRC foi pontuado com nota 32,14, alcançando mais uma conquista no reconhecimento à qualidade e segurança nos serviços prestados aos 44 municípios da região do Cariri. O Hospital de Messejana obteve 33,29 pontos e o Hospital César Cals, pontuação de 31,16.

Desde o segundo semestre de 2015, quando saiu da categoria B, que o HGCC é classificado na maior categoria do monitoramento. Dentre os pontos considerados para esta classificação, destacam-se a manutenção da gerência de risco desde o ano de 2014, permitindo uma continuidade das atividades; realização de atividades de educação permanente sobre Cultura de Segurança; controle do monitoramento dos riscos, com o uso da pulseira de identificação do paciente, e a notificação de quase-erros. Este também é destaque para o Hospital César Cals, pois 130 instituições não cumprem esse requisito.

Monitoramento

Para a realização do monitoramento, as instituições integrantes da Rede Sentinela são avaliadas e precisam responder e comprovar as informações repassadas sobre temas, como identificação, análise e avaliação dos riscos; controle e monitoramento dos riscos; comunicação dos riscos; capacitação e educação continuada; Programa Nacional de Segurança do paciente; farmacovigilância; tecnovigilância e hemovigilância.