Cineteatro São Luiz ultrapassa 250 mil espectadores na linguagem cinema

2 de fevereiro de 2018 - 15:06 # # #

Ivna Girão / Paula Candice / Lucas Benedecti - imprensasecultce@gmail.com

O Cineteatro São Luiz ultrapassou, em janeiro último, a marca dos 250 mil espectadores desde sua reabertura em maio de 2015, número que diz respeito apenas ao público da linguagem Cinema, um feito que se torna ainda mais relevante ao se considerar que o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), que possui 1.050 lugares, tem uma programação que contempla todas as linguagens artísticas em um único ambiente físico.

“Em um país onde tão poucas pessoas tem o hábito de consumo cultural, esse marco de público é para ser comemorado. Não só porque o São Luiz mantém viva a magia da sétima arte, mas também porque reafirma sua história e vocação. Renasce e amplia-se como espaço acolhedor, plural e acessível – não por acaso – entra em 2018 com expressivo alcance e muito ainda por conquistar”, afirma Rachel Gadelha, Diretora do Cineteatro São Luiz.

Não bastasse sua contribuição para a expressiva marca de 259.182 espectadores na linguagem Cinema, o mês de janeiro de 2018 também registrou, com a faixa de programação “Férias no São Luiz”, um aumento do público cinéfilo na ordem de 44% em relação a janeiro de 2017, totalizando 13.406 espectadores.

“São números que traduzem bem a crescente empatia do público cearense com a diversidade e a amplitude estética e cultural das várias faixas de programação de cinema do São Luiz”, observa Duarte Dias, Programador e Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz. “Por outro lado, esses números consolidam o São Luiz como uma das principais salas públicas de cinema do país, sendo um exemplo concreto das ações voltadas para o fortalecimento do setor audiovisual cearense ao tempo em que atua fortemente na consolidação das políticas de acessibilidade e inclusão social desenvolvidas no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará”, finaliza Duarte Dias, que também ocupa a função de Coordenador de Política Audiovisual da Secult-CE.

Prestes a completar 60 anos de existência em 2018, o Cineteatro São Luiz está preparando uma programação especial em alusão a data, programação essa que contemplará, além do cinema, também o teatro, a dança, a música, o circo e todas as demais manifestações culturais do povo cearense-brasileiro. 2018, portanto, promete.