Dragão do Mar realiza tradicional bailinho de Carnaval infantil neste domingo (4), com o “Baile TIC”

2 de fevereiro de 2018 - 10:53 # # #

Sheila Oliveira - Foto

Fruto da parceria entre o centro de arte e cultura e o Festival de Teatro Infantil do Ceará, o Baile TIC integrará múltiplas linguagens, trazendo atrações de música, circo e artes visuais, para homenagear a cultura cearense

Desde 2005, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza, anualmente, seu bailinho infantil de Carnaval, que já se firmou no calendário cultural do Estado. Este ano, o Dragão somou forças com o Festival de Teatro Infantil do Ceará e agora realiza, neste domingo (4), a partir das 16h, na Praça Verde do Dragão, o Baile TIC. A programação, inteiramente gratuita, traz apresentações artísticas de música, circo, artes visuais e cultura popular, além do “Brincando e Pintando no Dragão”, com brincadeiras e jogos orientados por monitores.

Segundo o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, unir a tradição do bailinho, já realizado há 12 anos, com a vitalidade e a expertise do TIC contribui ainda mais para consolidar a programação, pensada para agradar toda a família. “A ideia é manter a essência dos carnavais mais tradicionais e ao mesmo tempo promover um ambiente lúdico e gratuito de contato com as artes e a cultura popular, proporcionando experiências estéticas diferenciadas, que possam encantar públicos de todas as idades”, afirma João Wilson.

Múltiplas linguagens

Abrindo a programação do Baile TIC, a artista visual Simone Barreto orienta a oficina de confecção de máscaras. Outra atração imperdível para os apreciadores de artes visuais é o Ilustra TIC, intervenção de ilustração que já acontece no Festival TIC há dois anos e que agora ganha edição carnavalesca. Os ilustradores Rafael Limaverde, Julião Júnior e Thyago Cabral criarão personagens inusitados e inspirados na cultura popular cearense em totens de caixas de papelão, que depois poderão ser manipulados pelos brincantes.

E por falar em brincadeira, quem estiver pelos espaços do Dragão não se surpreenda com a trupe itinerante de percussionistas, acrobatas e malabaristas que passará pelo local. Será o Grupo Garajal de Teatro que, em cortejo, conduzirá os visitantes do centro de arte e cultura a um animado passeio até a Praça Verde, onde também se apresenta a dupla Paula Tesser e Natasha Faria. Com o projeto “Doidice que dá”, as performáticas cantoras unem elementos cênicos, dança e muita irreverência para apresentar um repertório repleto de sucessos de compositores cearenses, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, além de clássicos do repertório infantil da MPB.

Concurso de fantasias

Para encerrar o Baile TIC, um desfile de fantasias infantis será realizado e o público e um júri artístico elegerão as caracterizações mais criativas, com destaque para as fantasias que façam referência à cultura do Ceará. Os vencedores receberão livros infantis de autores cearenses, entre eles, Socorro Acioli, Kelsen Bravos, Ana Neo, Eurico Bivar, e outros.

Apresentado pelo Governo do Ceará, o Baile TIC é uma realização do Instituto Seara e do Instituto Dragão do Mar, via Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Conta com apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT), por meio do XII Edital Carnaval do Ceará 2018, e com produção da Invento Produções Culturais.

Programação

16h – Oficina de máscaras com Simone Barreto

Ilustra TIC, intervenção artística com os ilustradores Rafael Limaverde, Julião Júnior e Thyago Cabral

Cortejo com o Grupo Garajal

17h – Show “Doidice que dá” com Paula Tesser e Natasha Faria

18h – Premiação das melhores fantasias infantis

Serviço

Baile TIC – Carnaval Infantil no Dragão do Mar
Dia 4 de fevereiro de 2018, das 16h às 18h, na Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza-CE)
Acesso gratuito.
Classificação etária: Livre.
Mais Informações: 3488.8600 / www.dragaodomar.org.br

Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar

Contatos para Entrevista:
João Wilson Damasceno – Diretor de Ação Cultural do Dragão (85) 98733.8825
Emídio Sanderson (85) 3048.6077 / 99902.2290 / fest.teatroinfantil@gmail.com
Doidice que dá – Natasha Faria – 9 8683 3821/ 9 9241 5151
Grupo Garajal – Mario Jorge Maninho – 9 9905 4155
Oficina de máscara – Simone Barreto – 9 9987 6750/ 9 9724 1922
Ilustra TIC – Rafael Limaverde – 9 9707 0669