Hospital Albert Sabin é referência em diagnóstico e tratamento de câncer infantil

2 de fevereiro de 2018 - 17:37 # #

Diana Vasconcelos - Assessoria de Comunicação do Hias

Às vésperas do dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, o pequeno Pedro Rodrigues Lima, de 4 anos, retorna ao Centro Pediátrico do Câncer (CPC), anexo do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, para avaliação de rotina e coleta de exames, nesta sexta-feira, 2. Há dois anos, ele foi diagnosticado com um tumor no crânio e, desde então, é acompanhado por especialistas do Hospital Albert Sabin.

“Ele fez duas cirurgias, uma para pôr a válvula, outra para a biópsia. Em janeiro, completamos um ano de tratamento, de quimio, o que era previsto. Agora, esses exames que vão dizer se ele está bem mesmo”, explica a mãe do menino, Célia Rodrigues Aricopé. Segundo Célia, logo que surgiram os primeiros sintomas e procuraram o Albert Sabin, a assistência foi imediata e, de lá para cá, em todos os momentos, os profissionais do hospital têm cuidado de Pedro.“Graças a Deus, meu filho está ótimo. Anda, corre, fala e vai começar a escola se Deus quiser”, fala.

Um dos fatores apresentados como um diferencial no tratamento do câncer é o diagnóstico precoce da doença, o qual aumenta as chances de cura em até 75%. O Hospital Infantil Albert Sabin e a Associação Peter Pan (APP) são parceiros nas ações de qualificação e capacitação de profissionais em todo o Ceará. “Postos de saúde, equipes do PSF, enfermeiras e até agentes de saúde foram capacitados para perceberem os primeiros sinais da doença. E aqui no Sabin, fazemos todos os exames necessários. Nossos pacientes saem melhor hoje, porque tudo é tratado mais cedo, e tudo com qualidade”, declara Nádia Trompiere, oncologista pediátrica do Hias.

O Centro Pediátrico do Câncer é resultado dessa parceria. “As crianças são tratadas com todos os insumos e profissionais fornecidos pelo Hospital Infantil Albert Sabin. E a Associação Peter Pan faz um excelente trabalho no âmbito social e com o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer, além de diversos outros projetos no CPC”, ressalta a diretora-geral do Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela.

Fila zero

Atualmente, não há fila de espera para o tratamento de câncer infantil no Ceará. O diagnóstico da doença é dado em 48 horas. “Aqui tem o serviço completo, vem gente de estados vizinhos se tratar aqui”, destaca Nádia Trompiere, que também coordena o ambulatório de diagnóstico precoce do câncer. De acordo com a médica, isso se deve ao crescimento estrutural e de qualidade apresentado pelo Hospital Albert Sabin.

O Hospital Infantil Albert Sabin tem 528 médicos. Destes, 27 são oncologistas. O antedimento ambulatorial de oncologia realizou 14.986 consultas em todo o ano de 2017, uma média de 1.249 por mês. No mesmo ano, o hospital fez 3.084 procedimentos cirúrgicos oncológicos e realizou 20 cirurgias.