Museu do Ceará: Campo de Concentração de Senador Pompeu é tema de livro que será lançado neste sábado (3)

2 de fevereiro de 2018 - 12:18 # #

Assessoria de Comunicação da Secult
imprensasecultce@gmail.com
(85) 3101.6761

A obra intitulada “Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca” é fruto de uma pesquisa do professor do IFCE, Aterlane Martins, e foi contemplada com o X Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secult

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe neste sábado (3/2), às 10h, o lançamento do livro “Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: Projetos de Patrimonialização da Memória no Sertão Central Cearense (1982 – 2008)”, do Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cear (IFCE), Aterlane Martins. o lançamento será precedido da exibição do documentário “Almas Santas da Barragem” e de debate com o autor, o Prof. Dr. Antonio Gilberto Ramos e o cineasta Geraldo Cavalcanti. O livro lançado é apoiado pela Secult, através do X Edital Ceará de Incentivo às Artes.

“Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca” surge a partir de uma investigação de Aterlane Martins sobre os processos de patrimonialização da memória de bens e práticas culturais do Campo de Concentração do Patu, construído durante a seca de 1932, em Senador Pompeu, sertão central do Ceará. Apresentada como dissertação de mestrado ao Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, estabelece como recorte temático e temporal o momento em que a transmutação da devoção popular à condição de romaria (1982 a 2008), intitulada Caminhada da Seca, passa a ser regida sob a lógica patrimonial.

Em sua análise e reconstituição das conjunturas sociais que conformam os distintos projetos, Aterlane Martins lança luz sobre o silenciamento dos devotos e suas práticas populares, identificando como “um traço inerente aos processos de patrimonialização a perspectiva do esquecimento e da exclusão”. É sobre esse silenciamento e exclusão dos devotos e suas próprias práticas populares de devoção que o historiador do patrimônio tomou para si o compromisso de contar uma outra história dessa memória.

Apoiando-se no instrumental metodológico da História Oral, a pesquisa devolve aos devotos sua condição de atores ativos, e não apenas de vítimas, como também coloca suas narrativas ao lado dos que originalmente estavam autorizados a produzir o saber sobre aquelas memórias.

Serviço

Lançamento do livro “Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca”, de Aterlane Martins
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza)
Data: Sábado, 3/2
Horário: 10h