Carnaval: HGF convida mães para doarem leite materno antes do feriado

5 de fevereiro de 2018 - 13:59 # # #

Débora Morais - Assessoria de Comunicação do HGF

O mês de fevereiro chegou e com ele vem o carnaval. A cidade já está no clima carnavalesco com os blocos de pré-carnaval e a chegada de mais um feriado prolongado. Nesse período, as doações no Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, costumam cair. Para não faltar leite materno para os 40 bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o HGF lembra às mães que estão amamentando sobre a importância de doar.

Maiane Almeida de Sousa, de 29 anos, está na unidade acompanhando a mãe, internada por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela é mãe de duas meninas, uma de sete anos e outra com apenas um mês. Maiane conta que nas duas gestações sempre produziu bastante leite, mas que só veio realizar as doações depois do nascimento da segunda filha.“Eu tenho tanto leite, que o peito fica doendo quando eu não tiro. Como eu estou aqui no HGF, fiquei sabendo da existência do banco e aproveitei para fazer a doação. Foi a melhor coisa. Se eu tenho tanto leite, porque não ajudar as outras mães que precisam?”, fala.

Por acompanhar a mãe, Maiane não tem como amamentar a filha mais nova. Em casos assim, é orientado deixar leite estocado para os bebês. Em casa mesmo, a doadora deve separar um recipiente de vidro para fazer a coleta e um outro, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Se usar vidro de café, por exemplo, deve-se retirar os rótulos. O recipiente precisa ser lavado e fervido em água por até 15 minutos, junto com a tampa. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e utilizá-lo.

A enfermeira Saionara Oswaldina ressalta a importância de doar e alerta para uso correto do leite armazenado. “As doações são muito importantes e se tornam fundamentais durante os feriados mais prolongados. É primordial que a mãe, ao retirar o leite, faça o correto asseio e esteja em um ambiente limpo e arejado. Quando for fazer o uso desse leite que ela congelou, que vale até 12 horas, ela deve tirar somente o necessário para alimentação do bebê e não pode guardar o restante que sobrou, descartando o excedente”, orienta.

Em 2017, o Hospital Geral de Fortaleza realizou 8.323 atendimentos às mães que buscam orientações no Banco de Leite Humano. Os números registrados superaram o índice de 2016, quando foram feitos 4.971 atendimentos. Além do acompanhamento às mães com dificuldades na amamentação, o banco é responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite para os recém-nascidos internados na UTIN.
alt

Doações de frascos

A utilização dos frascos é ideal para guardar o leite doado, destinado aos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal. Também são encaminhados para a casa das mães doadoras, onde são utilizados para manter o leite no freezer ou congelador até o momento da doação. Os frascos de vidro doados passam por um processo de higienização e esterilização. Primeiro, é feita a lavagem, depois é a vez da estufa, onde acontece a secagem, em seguida, são esterilizados e, por fim, embalados. Após esse processo, eles estão prontos para serem encaminhados para a casa das mães doadoras.

Como fazer a coleta

Quando for coletar o leite, o local escolhido precisa ser limpo e arejado. O primeiro passo é prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. Isso vai evitar que o leite seja contaminado e desperdiçado. Após a coleta, o leite vai para o segundo recipiente de vidro. Em seguida, já tampado, o frasco deverá ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o HGF e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar a doação.

Ligação gratuita

As mães que nunca doaram e também as que já fazem a doação podem ligar para o número (85) 3101.3335 e tirar todas as dúvidas. Por telefone ou pessoalmente, o banco de leite do HGF possui uma equipe especializada para transmitir todas as orientações e informações sobre doação, aleitamento materno, cuidados com a mama e com o bebê, entre outros questionamentos.

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
(85) 3101-3335