Primeira escola vertical de Fortaleza é inaugurada durante abertura do ano letivo estadual

5 de fevereiro de 2018 - 13:42 # # # #

Caio Faheina - Repórter
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotógrafos

Localizada no bairro Conjunto Ceará, a unidade apresenta três pavimentos, elevador e sistema de segurança. Mais uma escola está prevista para ser implantada no bairro no mês de março

O primeiro dia do ano letivo da rede estadual teve um início diferente para os alunos e professores da Escola de Ensino Médio Doutor Gentil Barreira, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. Nesta segunda-feira (5), o Governo do Ceará inaugurou o novo prédio da unidade. É a primeira escola vertical de Fortaleza – com dois andares, além de térreo. A estrutura foi reconstruída para acolher melhor os mais de 540 alunos matriculados na instituição.

Na ocasião, o governador Camilo Santana, que foi recebido ao som da banda de fanfarra da escola, disse que cerca de 15 unidades serão implantadas na Capital no modelo vertical. “É uma forma de proporcionar mais qualidade para os alunos. A cada dia vamos avançando cada vez mais, principalmente na participação dos nossos alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é o grande caminho para construirmos uma sociedade melhor”, afirmou. Na última quinta-feira (1º), Camilo Santana anunciou mais 40 novas Escolas de Tempo Integral no Estado.

Também presente na cerimônia de reinauguração, a vice-governadora Izolda Cela ficou emocionada ao ver a alegria dos alunos com a nova estrutura. “Aproveitem a oportunidade, a boa energia e o compromisso dos professores. Façam do projeto de vida de vocês uma realidade. E sejam solidários, pois é dessa forma que a gente tem a condição de construir um mundo melhor”, ensinou a gestora.

De acordo com o titular da Secretaria da Educação, Idilvan Alencar, o projeto da nova escola é pioneiro no Estado. “Você pega uma escola, faz uma demolição para reconstruir. Não foi fácil. É um processo novo; é a primeira escola de Fortaleza inaugurada numa reconstrução”, disse. O secretário afirmou, ainda, que uma nova escola com três pavimentos será implantada no mesmo bairro no próximo mês de março.

O novo prédio apresenta 12 salas de aula, auditório, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, biblioteca e ginásio poliesportivo. Elevadores, estrutura para atender pessoas com deficiência e sistema de monitoramento também integram a estrutura da unidade.

Mais qualidade de ensino

O estudante Victor Mesquita, de 15 anos, entendeu a nova unidade como um presente de aniversário. Victor, que considera a escola como um lar, completará 16 anos nesta terça-feira (6). “É uma conquista muito grande pra gente estar de volta à nossa casa. A gente agradece muito por isso”, declarou. “A gente tem quadra agora, que antes não tínhamos. É toda uma nova infraestrutura de sala de aula também”, continuou Victor, que apresentou as dependências da escola para o governador.

Orgulhoso, o diretor EEM Doutor Gentil Barreira, Jair Lima Fonseca também comemorou os novos espaços. “São espaços moderníssimos, muito confortáveis, com áreas climatizadas. A quadra de esporte vai atender às várias modalidades esportivas, que é uma demanda muito forte”, avaliou. De acordo com Fonseca, a estrutura vai influenciar diretamente na aprendizagem dos estudantes. “Quando o aluno está num ambiente adequado, a aprendizagem flui com muito mais facilidade, os professores trabalham mais entusiasmados, porque sabem que tem uma estrutura para um ensino de qualidade”, relacionou.

Rede estadual de educação

Atualmente, a rede estadual é composta de 716 escolas. Na Capital, são 168 unidades de ensino. A rede estadual atende 450 mil alunos, dos quais mais de 110 mil são de Fortaleza. No ano letivo de 2018, haverá o fortalecimento de projetos já implementados para a melhoria da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, como a expansão do tempo integral, ações de incentivo ao Enem e concessões de auxílio financeiro por meio do AvanCE: Programa Bolsa Universitário, por exemplo. Haverá, ainda, ampliação do parque escolar com novas unidades de ensino.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana falou dos investimentos que o Ceará vem fazendo na área da educação e disse que cerca de 15 unidades serão implantadas na Capital no modelo vertical.

A vice-governadora Izolda Cela ficou emocionada ao ver a alegria dos alunos com a nova estrutura.

De acordo com o titular da Secretaria da Educação, Idilvan Alencar, o projeto da nova escola é pioneiro no Estado.