Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral se reúne para analisar avanços na segurança pública do município

7 de fevereiro de 2018 - 16:43 # # #

Nesta quarta-feira (7), o Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral se reúne na Prefeitura para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, Secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-governadoria.

Comandado pelo prefeito Ivo Gomes, no encontro serão analisados os dados de segurança no município de Sobral no mês de janeiro, além de realizar o planejamento de ações intersetoriais entre os órgãos presentes. Também serão apresentadas ações exitosas realizadas, em parceria entre o Poder Judiciário e o Pacto por um Ceará Pacífico, em Fortaleza. Entre elas o Tempo de Justiça e o AMIGAVV, que é um aplicativo voltado para a prevenção da violência contra a mulher.

“Desde a implantação da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), viabilizou uma considerável redução dos homicídios em Sobral e isso é extremamente relevante e importante. Reduzir em 57% os homicídios demonstra uma participação de atuações intersetoriais, demonstra a importância de um maior efetivo no município da Polícia Militar e da Polícia Civil, e isto faz uma diferença, que será mais acentuada com a integração dos poderes e secretarias em ações de prevenção”, destacou o secretário chefe de gabinete da Vice-governadoria, Fernando Oliveira.

Tempo de Justiça

Na reunião, o secretário chefe de gabinete da Vice-governadoria irá apresentar os avanços realizadas pelo Tempo de Justiça em Fortaleza, para que seja analisado a viabilidade de implantação no município de Sobral.

O Tempo de Justiça é uma parceria entre Vice-Governadoria do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública realizada dentro dos eixos do Pacto por um Ceará Pacífico, que aborda um conjunto de medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado e disseminar a cultura de paz na sociedade.

O Tempo de Justiça visa a um melhor e mais rápido desenvolvimento dos inquéritos policiais relativos à homicídios e um mais rápido processamento das ações penais destes crimes contra a vida.

AMIGAVV

Para dar mais segurança a mulher, garantindo mais força e eficácia para as Medidas Protetivas, o Governo do Ceará lançou o Aplicativo de Monitoramento Intensivo, Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (AMIGAVV).

Além de fazer valer a decisão judicial, por intervenção policial especializada, integrando e fortalecendo as ações por um Ceará Pacífico, o gabinete da Vice-Governadoria articulou o desenvolvimento do aplicativo junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.