Carnaval no Metrô: Maracatu Solar faz apresentação na estação José de Alencar

8 de fevereiro de 2018 - 16:50 # # #

Pedro Alves - imprensa@metrofor.ce.gov.br ​
Felipe Abud - Foto

O grupo Maracatu Solar encantou os passageiros que transitaram pela estação José de Alencar no começo da noite desta quarta-feira (7). Como parte do projeto Estação Cultura – iniciativa do Metrofor e da Secretaria de Cultura do Ceará – o grupo se apresentou no hall de embarque da estação, atraindo a atenção de passageiros e de cidadãos que passavam próximo do metrô.

O vendedor Isaac Ferreira de Souza, de 27 anos, conta que foi a primeira vez que assistiu uma apresentação de maracatu. “Para mim é uma novidade. Uma coisa que a gente nunca viu. Apesar de ter nascido e ser criado em Fortaleza, nunca vi uma apresentação de maracatu, muito menos no metrô. É algo muito legal e interessante”, conta ele. O operador de caixa Flávio Jorge Martins, 26 anos, é admirador das diferentes formas de expressão cultural e comenta como é importante ter apresentações como o maracatu ocupando os espaços públicos. “É muito bom saber que tem esses espaços. Seja no metrô, no terminal ou em uma praça”.

O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, explica que a primeira experiência rendeu frutos, possibilitando a continuidade do projeto. “O Estação Cultura é um projeto antigo que foi revitalizado no final de 2017. Nós o retomamos em dezembro, aproveitando a época do Natal e agora fechamos o ciclo no carnaval com esta apresentação do maracatu. Esse primeiro ciclo [Natal/Carnaval] foi satisfatório. Nós tivemos um retorno muito bom dos passageiros do metrô que ficaram felizes em ter entretenimento, música e cultura aqui dentro da estação”.

Formatado em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o projeto Estação Cultura traz apresentações artísticas e culturais para as estações do metrô. As primeiras apresentações foram realizadas no ano passado, contemplando as estações que registram maior quantidade de passageiros em Fortaleza (José de Alencar e Parangaba).