Vice-Governadoria realiza curso de Mediação e Justiça Restaurativa na Sejus

9 de fevereiro de 2018 - 15:21 # # #

O gabinete da Vice-Governadoria realizou a abertura do curso sobre Mediação e Justiça Restaurativa para servidores da Secretaria de Justiça e diretores do sistema penitenciário. A solenidade aconteceu no auditório da Sejus, na manhã desta sexta-feira (9).

O curso é ministrado por meio da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria, e tem como facilitadora a coordenadora do setor, Cristiane Holanda. “É importante que as pessoas tenham um emponderamento e incorporem o aprendizado dessas técnicas de mediação e justiça restaurativa, para que os conflitos possam ser resolvidos da melhor maneira possível”, disse Cristiane Holanda.

Os temas abordados serão divididos em seis módulos, com aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos estão: conceitos de justiça restaurativa, justiça punitiva, elementos estruturais dos círculos de construção de paz, além de conflito e as relações sociais.

Quem também esteve presente na solenidade de abertura do curso foi a secretária de justiça, Socorro França. Para Socorro, a capacitação vai ajudar no trabalho desenvolvido pela Sejus. “Na administração prisional nós temos, atualmente, 28 mil internos. É um município de médio porte. A gente precisa dialogar com essas pessoas, levando práticas que possam acalmá-las, no sentido de que elas se reconheçam como cidadãos”, frisou a secretária de Justiça.

Trabalho Contínuo

A Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria vem realizando cursos em diversos órgãos e entidades. Ao todo, já foram realizadas 16 capacitações, com 521 pessoas alcançadas.

Elton Gurgel é coordenador da Central de Alternativas Penais do Ceará e está participando do curso. “A minha expectativa é a melhor possível. Quero levar o aprendizado daqui e replicar no meu trabalho, com pessoas que estão cumprindo penas alternativas”, disse.

O curso segue durante todas as sextas-feiras, até o dia 30 de março.

 

 

Ouça

A coordenadora de mediação da vice-governadoria, Cristiane Holanda, destaca o objetivo da capacitação.

Para a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, o curso permite aos servidores da Sejus entender como essas práticas podem trazer cidadania para os internos do Sistema Penitenciário e os servidores da pasta.