Educação e Cultura planejam ações integradas para escolas estaduais em 2018

15 de fevereiro de 2018 - 17:26 # # #

Rosane Gurgel - Foto

Planejar uma agenda que integre educação e cultura nas escolas públicas da rede estadual em 2018. Com este objetivo, as Secretarias da Educação e da Cultura do Estado estiveram reunidas nesta quinta-feira (15).

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou a importância do encontro das duas pastas com o objetivo de traçar ações integradas destinadas aos estudantes e professores. “É um primeiro momento e considero fundamental para fortalecer a aprendizagem. “Vamos falar sobre a ampliação do acesso dos estudantes da escola pública ao capital cultural, além de construir um calendário de atividades para esse ano”, disse o gestor.

Durante a manhã, cada secretaria apresentou suas principais ações e possíveis propostas para interligar esse trabalho. No período da tarde, técnicos das duas instituições debateram e definiram estratégias para nortear uma pauta conjunta.

“Essa agenda cultura e educação é muito importante e estratégica. Pensar a cultura como um saber e fazer comum. Não são apenas ações e políticas para formação de público, o interesse desse encontro é poder aumentar o repertório cultural dos estudantes e professores, possibilitar um maior acesso às artes, potencializar a criatividade e o protagonismo da juventude. Hoje é um dia muito importante, estamos felizes com essa parceria”, afirmou Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado.

Foram apresentadas propostas em quatro eixos de trabalho: reconhecimento das expressões artísticas e da produção cultural desenvolvida na escola, desenvolvimento da arte e cultura na escola, promoção do acesso aos bens culturais a estudantes e educadores, e implementação integrada das ações culturais já desenvolvidas pela Seduc.