TJA: sábado (17) é dia de programação gratuita

15 de fevereiro de 2018 - 14:38 # # # #

Ivna Girão / Paula Candice / Lucas Benedecti - imprensasecultce@gmail.com

Comemorando mais um mês de aniversário o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove este sábado (17) mais uma edição do programa Theatro de Portas Abertas e, como já é tradição, a programação é totalmente gratuita

Iniciando a programação, o “Clube de Leitura da Bel” se reúne no jardim do TJA a partir das 14h para debater obras literárias onde os participantes fazem conexões entre as narrativas e personagens. Às 16h, o programa Pauta Aberta Infantil apresenta a peça “A De Alencar” do Grupo Avia De Teatro. No palco do Teatro Morro do Ouro, o universo dos personagens do escritor José de Alencar chegam para contagiar e despertar no público o gosto pela leitura. Confira a programação.

Já às 17h, no foyer do TJA acontece o programa Sarau Literário com o “Grupo Versos de Boca”. O grupo surgiu, sob a orientação e direção do poeta e Prof. Roberto Pontes e da Profª Elizabeth Dias Martins, a partir da iniciativa de estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em constituir um grupo de intérpretes com a finalidade de homenagear nomes expressivos da poesia universal.

Na Galeria Ramos Cotoco, acontece a “Abertura da Exposição Comemorativa 20 Anos do Grupo Arte de Viver” a partir das 17h30. A apresenta a trajetória do ator, diretor, produtor e pesquisador Hemetério Segundo que, desde 1998, contribui incansavelmente para a construção e o fortalecimento da cena teatral cearense, tomando a frente de inúmeros projetos artísticos e formativos. Responsável pela criação e manutenção do Grupo Arte de Viver, da Oficina Teatral Permanente e do Prêmio Ceará Encena. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de março.

Já às 17h45 o “Maestro Gladson Carvalho”, regente da Orquestra Filarmônica do Ceará, se apresenta na tradicional Hora do Angelus na calçada do TJA. Na Praça Mestre Pedro boca Rica, às 18h15, recebe o “Posse da Nova Diretoria da União Junina do Ceará”.

O TJA recebe a estreia do espetáculo “Geração Trianon” do Instituto Teatro Público. Com texto de Anamaria Nunes a peça é ambientada no Teatro Trianon célebre casa de espetáculos do Rio de Janeiro por suas comédias, entre as décadas de 20 e 30 do século XX. A apresentação inicia às 19h e percorre diversos espaços do Theatro José de Alencar. Classificação Indicativa: 12 anos.