Cinco internos do sistema prisional são aprovados em universidades com nota do Enem

19 de fevereiro de 2018 - 15:33 # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará - ascom.sejus@gmail.com

Ingressar no ensino superior e técnico é um grande passo para os internos do sistema prisional transformarem suas vidas através da educação. Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), cinco apenados conquistaram vagas em instituições públicas e particulares através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2018. O resultado da primeira chamada foi divulgado neste mês e os índices de aprovação ainda podem aumentar com as chamadas seguintes e a lista de espera.

Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Alimentos, Gestão Comercial e Sistemas para Internet foram os cursos nos quais os internos garantiram suas vagas. Entre os aprovados, um conquistou vaga no Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da educação à distância, e quatro foram contemplados com bolsas integrais ou de 50% em instituições particulares de Fortaleza e poderão frequentar as aulas caso recebam autorização judicial.

Preparação

Os alunos se prepararam para a prova por meio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões realizados nas unidades através da parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Educação (Seduc).

Os resultados são fonte de expectativas para os aprovados dentro e fora do sistema, segundo o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes. “A formação acadêmica, além de colaborar com a remição da pena e a progressão do regime, é uma oportunidade de transformação de vida no retorno à sociedade, dando melhores condições de reinserção social a esses alunos”, afirma.

As unidades que registraram aprovações foram: Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) e Cadeia Pública de Aracati.