SCidades recebe Missão KFW para preparação do Programa Águas do Sertão

20 de fevereiro de 2018 - 16:22 # # # #

Karla Camila - Coordenadora de Comunicação da SCidades
(85) 3207.5249

A partir desta terça (20) até sexta-feira (23), a Secretaria das Cidades recebe a Missão do Banco KFW. O evento tem como objetivo continuar a preparação do Programa Águas do Sertão, que vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação no segundo semestre de 2018. Na próxima segunda-feira (26), a missão será concluída em uma reunião, na Cagece, onde será debatido o andamento dos programas de saneamento rural Ceará II, que está em fase de conclusão, e Ceará III, que está em execução, e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano.

Durante a missão, será realizado workshop visando discutir questões técnicas da execução do Águas do Sertão, bem como a apresentação de uma proposta para a carteira de investimento, com municípios e localidades a serem beneficiados. Também faz parte da programação discussões sobre os aspectos burocráticos, legais e contratuais para implantação do novo programa.

Com financiamento de 50 milhões de euros do Banco KFW, com contrapartida do Estado de 12,5 milhões de euros, o Águas do Sertão recebe investimento total de 62,5 milhões de euros. O programa tem o objetivo de fortalecer o modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) nas localidades rurais, e também realizar melhorias nas condições sanitárias, assim como garantir a proteção e utilização mais eficiente dos recursos hídricos.

Danielle Araújo, coordenadora de Saneamento da Secretaria das Cidades, ressalta que a execução desse programa incrementará o acesso da população rural ao abastecimento de água e ainda promoverá o uso racional dos recursos hídricos, que é de grande relevância para o momento de escassez que o estado do Ceará vivencia.

Estiveram presentes no evento representantes dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Núcleo de Preparação do Programa da SCidades e do Banco KFW, que são parceiros no projeto.