Diabetes: educação é sinônimo de qualidade de vida

21 de fevereiro de 2018 - 17:03 #

Suzana de Araújo Mont'Alverne - Assessoria de Imprensa – IPC / CIDH/ Lacen
suzana.alverne@lacen.ce.gov.br
(85) 3101-1488

Uma manhã de muitos esclarecimentos para aqueles que convivem com o diabetes. Foi assim a primeira edição do encontro realizado nesta quarta-feira, 21, entre a equipe multidisciplinar do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, e os pacientes. Em seu discurso de abertura, a diretora do CIDH, Adriana Forti, reforçou a importância de saber sobre a doença. “Informação nunca é demais, principalmente sobre o diabetes. Quero que nossos pacientes se apropriem do assunto, só assim é possível manter a qualidade de vida e obter sucesso no tratamento”, enfatizou.

Foram convidados para o encontro os pacientes que iniciaram recentemente o tratamento na unidade e também aqueles que não seguem a rotina de cuidados. “Optamos por convidar os novos pacientes para que desde cedo eles percebam o quanto é importante o acompanhamento no centro. É fundamental a prevenção. E aqueles que convivem há mais tempo com a doença muitas vezes se descuidam. Temos pacientes que já não vinham ao centro a mais de um ano, e isso traz consequências graves. Acreditamos que a troca de experiências renova a intenção de se cuidar” complementa Marcela Façanha, endocrinologista do CIDH. A ação ocorrerá mensalmente e a próxima já tem data marcada, será no dia 21 de março.

Diversas áreas foram abordadas. Os 63 participantes puderam tirar dúvidas sobre os cuidados com a alimentação, sobre a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia, além dos cuidados com os pés, a saúde bucal e a administração dos medicamentos. “Além desses cuidados básicos, o diabético precisa abandonar os maus hábitos. Fumo, excesso de álcool, sedentarismo e obesidade são grandes vilões para o controle das taxas glicêmicas”, diz Adriana.

“A doença não controlada pode levar o paciente a ter muitos problemas na visão, nos pés, nos rins e no coração”, reforça Adriana. Vera Lúcia Moreira, de 55 anos, foi diagnosticada com a doença há 25 anos. “Quando o médico diz que sua vida vai mudar e que as restrições farão parte da sua rotina, você realmente fica preocupada. O problema é que a gente também esquece e só toma consciência quando algo acontece”, desabafa emocionada. Em junho do ano passado, com as complicações do diabetes, Vera perdeu um rim. “Hoje faço hemodiálise três vezes por semana e sei da importância de estar sempre atenta ao tratamento”.

Condições clínicas que frequentemente se associam ao diabetes são doenças que podem ser mantidas sob controle com a prática da alimentação saudável. “A alimentação saudável é condição essencial para a boa qualidade de vida dos pacientes. A dieta mal controlada, com excesso de sal e açúcar, acarreta inúmeros problemas”, enfatiza a nutricionista Marília Holanda. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e ir ao médico regularmente são importantes para manter o diabetes sob controle.

Dicas para manter o diabetes sob controle:

Praticar atividades físicas e ir ao médico regularmente
Priorizar a alimentação saudável, rica em fibras, com prioridade para legumes, verduras e frutas
Manter dieta com adequado teor de gordura e carboidratos
Manter o peso corporal adequado
Reduzir o consumo de sal