Profissionais do Hemoce são atualizados em gestão de qualidade

21 de fevereiro de 2018 - 15:00 # #

Natássya Cybelly - Assessoria de Imprensa do Hemoce
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O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, tem o compromisso com a população de fornecer sangue e hemoderivados com qualidade e rigorosos critérios de segurança para pacientes que necessitam de transfusão em mais de 450 unidades de saúde do Ceará. A garantia do serviço de excelência do Hemoce é reconhecida, desde 2012, por meio da certificação da ISO 9001:2008, uma norma internacional que tem como objetivo manter a qualidade permanente de produtos e serviços de um órgão ou empresa.

Todo o sangue doado no hemocentro passa por análises clínicas e laboratoriais que cumprem critérios de qualidade em padrões internacionais. Para manter o serviço de alto padrão, o Hemoce investe também na qualificação dos profissionais. Entre os dias 8 e 10 deste mês, 60 colaboradores das aéreas técnica e administrativa da hemorrede estadual participaram do curso de auditoria interna da norma ISO 9001:2015. A capacitação abordou as novas atualizações da norma para a implantação no sistema de gestão da qualidade desde o atendimento ao doador até o setor de distribuição, que envia o material para os hospitais e unidades de saúde do Ceará.

No encontro, os colaboradores conheceram como funciona o processo de auditoria interna e externa e quais mudanças precisam ser feitas para manter o padrão de excelência e qualidade de acordo com as novas regras. Os profissionais passaram por avaliação para testar os conhecimentos e formar novos auditores internos. Para a diretora administrativa do Hemoce, Márcia Bruno, o curso é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e aplicar as inovações do mercado. “Formar os nossos colaboradores em auditores internos para a ISO significa que estamos preparando profissionais para fazer uma autoavaliação, onde eles vão identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado para dar continuidade na excelência nos serviços de hemoterapia e hematologia”, disse.

Assistente de comunicação há onze anos no Hemoce, Nádia Teixeira destacou a importância do trabalho diário realizado pelos profissionais. “Além de aprender sobre as mudanças da nova norma, foi possível discutir com os colegas de outros setores o que pode ser feito para aprimorar os serviços tanto na área administrativa como na área técnica”, falou.

Certificação

Desde 2012 o Hemoce recebe a certificação da norma ISO 9001, versão 2008 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo (áreas para análises) foi ampliado e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza. A certificação da norma ISO é conferida a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da Norma Internacional foram atendidos.

A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços através de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).