Ceará tem o melhor índice de alfabetização dos últimos dez anos

22 de fevereiro de 2018 - 14:44 # # # #

Caio Faheina - Repórter
Carlos Gibaja e Marcos Studart - fotos

Os resultados do Spaece de 2017, divulgados nesta quinta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar, mostram que 88,2% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública enquadram-se no nível desejável de alfabetização. Em 2007, o índice era de 39,9%

O número de alunos da rede pública que finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados em 2017 marcou o melhor desempenho de aprendizagem nos últimos dez anos da Educação no Ceará. De acordo com os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) do ano passado, divulgados nesta quinta-feira (22), 88,2% desses alunos (92.752) enquadram-se no nível desejável de alfabetização. Em 2007, quando o Spaece passou a avaliar o processo, o índice era de 39,9%. As informações foram apresentadas pelo governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, no Palácio da Abolição.

Os dados também analisaram o desempenho dos alunos do 5º e 9º do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática – ambas apresentaram crescimento expressivo. De acordo com o chefe do Executivo, os resultados mostram os esforços que os municípios, junto ao Governo do Ceará, têm direcionado para a melhoria da educação dos cearenses. “Os dados são muito significativos, pois mostra os resultados de pactuação e cooperação, além do esforço dos municípios. (O Spaece) está trazendo resultados e melhorando a cada ano. São os melhores números de toda a história do sistema”, avaliou o governador. A solenidade contou, ainda, com a participação de prefeitos, secretários e servidores da Educação dos municípios cearenses. Veja a apresentação.

Essa cooperação, disse Camilo Santana, foi importante, principalmente, nos últimos anos. “Foi um período complicado para os municípios do ponto de vista econômico, de seca. Mesmo assim, os municípios têm colocado (a educação) como prioridade, como uma grande política de redução de desigualdade, (criação) de oportunidade, de justiça. É uma alegria muito grande ter o Ceará como referência”, afirmou. “Estamos com 12 estados já levando a experiência do Ceará na Educação nos últimos anos”, continuou.

O secretário Idilvan Alencar enfatizou que a Secretaria da Educação está dando todo o suporte aos estados que querem se espelhar no modelo de gestão do Estado. “Desde o ano passado, estamos assinando convênio, dando todo o material didático e todos os direitos autorais para que eles possam fazer igual ao Ceará. Isso é motivo de orgulho para todo cearense”, sublinhou. “´É um trabalho árduo, que começa desde o primeiro dia letivo. Até essa avaliação, eu sei o esforço de regionais, coordenadores de Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), de equipes da Seduc e dos municípios”, destacou.

Paic e Mais Paic

Os números apresentaram crescimento após a implantação, em 2007, do Programa Alfabetização na Idade certa (Paic), que iniciou sua atuação focando na proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2011, o programa dilatou suas ações para os estudantes do 3º, 4º e 5º anos. Quatro anos depois, a gestão estadual lançou o Mais Paic, expandindo as estratégias para alunos do 9º ano da rede pública.

Em 2007, o Spaece avaliou que 14 municípios cearenses estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças. Hoje, 182 dos 184 municípios cearenses apresentam bom desempenho. Os municípios de Icó e Umari estão enquadrados no nível suficiente de alfabetização. “A meta para 2018 é ter os 184 municípios em excelência na alfabetização”, garantiu o governador.

Mais conquistas

Em junho de 2017, o governador Camilo Santana entregou o Prêmio Escola Nota Dez a 265 escolas públicas do Ceará. As unidades se destacaram nos resultados do Spaece.

Os bons resultados do Ceará também foram avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo a publicação de 2017 do Ideb, 77 escolas públicas cearenses estão entre as 100 melhores do País. As 24 primeiras colocações são do Ceará.

O Estado também é destaque na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). De acordo com a publicação da ANA de 2016, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro último, o Ceará superou a média brasileira em Leitura, Escrita e Matemática de crianças matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou o orgulho com o resultado, que mantém o Ceará como referência nacional em educação.

O secretário Idilvan Alencar enfatizou que a Secretaria da Educação está dando todo o suporte aos estados que querem se espelhar no modelo de gestão do Estado.

O secretário Idilvan Alencar enfatizou que a Secretaria da Educação está dando todo o suporte aos estados que querem se espelhar no modelo de gestão do Estado.