Governador recebe lideranças da Reserva Anacé e autoriza investimentos

22 de fevereiro de 2018 - 17:15 # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja - Fotos

O governador Camilo Santana recebeu nesta quinta-feira (22), no Palácio da Abolição, lideranças da tribo Taba dos Anacé, povo que habitava a região de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, e recebeu no último dia 6 de fevereiro a Reserva Anacé, a primeira do Ceará.

“Estou muito agradecido pela oportunidade de recebê-los aqui. Sei que é um momento histórico, há muitos anos vocês reivindicavam os seus direitos e quero que saibam que estou aqui para autorizar o que eu puder. A equipe do Governo do Ceará não vai medir esforços para atendê-los”, disse Camilo.

Júnior Moraes, um dos líderes comunitários dos Anacé, diz que esse é um momento inédito para a tribo. “Assim como a entrega da Reserva no dia 6 de fevereiro foi um marco, hoje também foi. É a primeira vez que um governador nos recebe em seu gabinete. Trouxemos pautas de encaminhamento e implantação das famílias, além de projetos de etnodesenvolvimento. O governador mostrou interesse em resolver as situações e ficamos na expectativa”.

Entre as demandas apresentadas pela lideranças estão iluminação pública, construção de uma rotatória no acesso do local, cercamento, ginásio poliesportivo, implantação do Programa Básico Ambiental e continuidade do Projeto São José.

Participaram também da reunião o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; o secretário da Cultura, Fabiano Piúba; a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira; o deputado estadual Elmano de Freitas, entre outras autoridades.

Reserva Anacé

Localizada no município de Caucaia, na RMF, a área possui 543 hectares, extensão que agora abriga gente das aldeias Baixa das Carnaúbas, Currupião, Matões e Bolso. Na reserva, 163 famílias foram contempladas com casas de alvenaria, escola e posto de saúde em padrão indígena, acesso viário, sistemas de energia elétrica, além de redes de água, esgoto e drenagem.