Hospital Regional Norte garante qualidade do serviço do banco de leite materno

23 de fevereiro de 2018 - 16:44 # #

Assessoria de Imprensa do HRN - (88) 3677.9300

O processo de produção natural de leite materno envolve vários fatores que variam com o estado de cada doadora, dentre eles a segurança e a confiança que uma mãe sente ao ser atendida por profissionais capacitados, o que ajuda no estímulo do alimento tão essencial para os recém-nascidos. A dona de casa Bruna Estevão Lima Silva, 19 anos, do município de Ibiapina, é uma das usuárias do Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, em Sobral, do Governo do Ceará.

Bruna acompanha o filho Davi Lucca, de apenas sete dias de vida, que está internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Ela ressalta a qualidade do serviço e o atendimento humanizado da equipe do hospital. “É um atendimento confortável. As meninas deixam a gente à vontade, nos acalmam. Quando veem que estamos nervosas, não conseguindo evoluir no processo de retirada do leite, elas nos deixam tranquilas. O lugar tem toda uma higiene, é conservado, não pode entrar sem lavar as mãos”, ressalta, e complementa: “dou 10 porque eu vejo que tem todo um profissionalismo, é bem legal”.

Reconhecimento

No último dezembro, o Banco de Leite Humano do HRN recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o credenciamento máximo da Rede Global de Bancos de Leite. Conforme a entidade, são três os critérios para o credenciamento: avaliação dos equipamentos obrigatórios que a unidade deve ter, análise da qualificação dos profissionais que atuam no serviço, e compartilhamento dos indicadores no Sistema de Produção da Rede BLH.

“Esse certificado atesta a nossa regularidade nos indicadores propostos pela Rede BLH, analisa ainda a aptidão dos nossos profissionais em desenvolver o trabalho com segurança, a estrutura física e tipos de equipamentos que trabalhamos, contribuindo assim para a satisfação das mães e bebês que atendemos”, destaca a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Samara Andrade.

Para a diretora de processos assistenciais do HRN, Manuela de Castro Monte Frota, esse reconhecimento tem um significado especial. “A equipe multiprofissional vem fazendo um trabalho ímpar. Em pouco tempo que estamos pasteurizando, conseguimos otimizar o tempo em que as crianças recebem o alimento, contribuindo assim, para que elas desenvolvam o bem-estar mais rápido”, fala.

Depois que o serviço é cadastrado como banco de leite, a própria Rede BLH proporciona um meio para monitorar como o mesmo está sendo ofertado ao público. A princípio, o credenciamento foi criado para fazer o controle dos recursos humanos, de todos os funcionários que estão cadastrados, se eles são orientados, se recebem cursos de capacitação que a própria rede oferece. Atestam os equipamentos, se todos os utensílios estão condições ideais, através dos protocolos de todos materiais existentes. Tudo é feito via internet. Em 2017, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte realizou um total de 442 atendimentos de mães em grupos, coletou 322,6 litros de leite e beneficiou 682 crianças.

Doe leite materno

As mães que desejam fazer a primeira doação no Banco de Leite do HRN são atendidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Para agendar o primeiro atendimento e esclarecer dúvidas, podem ligar para o telefone (88) 3677-9467.

Para estocar o leite materno, podem ser utilizados vidros de café solúvel e maionese esterilizados. O líquido deve ser conservado no congelador por até 10 dias e caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente. O leite doado, quando chega ao hospital, passa por um rigoroso processo de pasteurização, só então é liberado para consumo.

Serviço:

Banco de Leite Humano do HRN
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e 14 às 17h
Local: Hospital Regional Norte – Av. John Sanford, 1505, Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9467