Cuidados com saúde bucal devem começar antes da dentição

26 de fevereiro de 2018 - 14:39 # #

Débora Morais - Assessoria de Comunicação do HGF

Manter a saúde de um bebê envolve muitos cuidados. A atenção deve ser integral, inclusive com a saúde bucal, que merece um cuidado maior dos pais antes mesmo dos primeiros dentes surgirem. Para um melhor acompanhamento dos recém-nascidos e prematuros, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo Ceará, tem o Projeto Mamãe-Bebê Prematuro, que orienta as mães nos cuidados primários com a saúde bucal da criança. “Aqui no HGF, cada vez que venho ao ambulatório, a equipe me ensina algo novo e de que maneira eu posso aplicar isso em casa. Eu nunca perco uma consulta para poder fazer o acompanhamento correto”, afirma a dona de casa Maria da Conceição, 35. Ela é mãe do pequeno Gabriel Felipe da Silva, de apenas oito meses.

De acordo com a odontopediatra Grace Sampaio, a primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do filho. Após esse momento, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos seis meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente de leite. “É fundamental que ocorra desde o primeiro dentinho. Esse processo tem que ser natural para a criança e no lar. Por isso, muitas vezes, os pais devem mudar seus hábitos”, ressalta.

E a prematuridade é um fator que pode causar alterações na dentição. Preocupada com a saúde bucal da filha Lays Pereira, de dois anos, Naã Pereira de Azevedo, 35, é também uma das mães que recebem orientações e são acompanhadas pelo projeto do HGF. Lays nasceu prematura após 31 semanas e meia de gestação. “A Lays nasceu prematura pesando só 1,25 kg. Como tem essa questão da prematuridade, todo o crescimento acaba demorando mais por conta do atraso cronológico. Através dos atendimentos ambulatoriais, foi que eu descobri esse acompanhamento da odontopediatria, então pedi para a médica me colocar no programa, porque ela precisa e dá muito trabalho para cuidar dos dentes”, diz Naã.

O “Mamãe-Bebê Prematuro” está inserido no campo da medicina integrativa área que vem crescendo e que trabalha o corpo e a mente como um todo. A odontopediatria do HGF atua nesse contexto. “Quando falamos de um bebê prematuro, observamos diversos fatores que atuam no bem-estar da criança. Às vezes, o recém-nascido precisa de cuidados das mais diversas áreas, como fonoaudiologia, pediatria ou ortopedia, mas, além de tudo, precisamos observar como são os pais no cuidado com a própria saúde. É o que fazemos na medicina integrativa”, enfatiza Grace.

Higiene bucal

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira e aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental com flúor, mas a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação, deve-se limpar a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso. A partir dos três anos, a criança será capaz de cuspir e então já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade normal, mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula.

Atendimento no HGF

O atendimento no ambulatório de odontopediatria acontece de segunda a quarta-feira pela manhã, das 7 às 11 horas e às quintas-feiras, a partir das 13 horas. Atualmente, 90 crianças de zero a dois anos de idade são acompanhadas pelo Projeto Mamãe-Bebê Prematuro. Em 2017 a odontopediatria do HGF atendeu 1.180 crianças, com uma média de 98 pacientes mês. O ambulatório fica localizado no 1º andar do Edifício Régis Jucá, na rua André Dall’Olio, 1012, Papicu.