Desenvolvimento infantil: STDS capacita 200 supervisores do Programa Criança Feliz

27 de fevereiro de 2018 - 14:55 # # #

Carlos Eugênio Saraiva - Assessor
imprensa@stds.ce.gov.br - 85 3101.2089

Entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, o programa acompanhou 185.149 mil crianças e realizou visitas em 166 municípios

“O Programa Criança Feliz se soma a um conjunto de esforços do Governo para priorizar a primeira infância no Ceará. Hoje, nós estamos capacitando cerca de 200 supervisores e temos motivos de sobra para comemorar, pois levamos o programa para 183 municípios do nosso estado”, ressaltou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante a abertura da capacitação para supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, iniciado na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro. O evento segue até o fim da tarde, no Hotel Praia Centro.

Resultados do Programa Mais Infância no SUAS / Criança Feliz mostram que o Estado se destacou em relação aos demais entes federados, com visitações domiciliares a 199.187 famílias e acompanhamento de 185.149 crianças. Para dar seguimento ao trabalho proposto, foram contratados 291 supervisores e 1.460 visitadores. Foram realizadas visitas em 166 municípios.

 

Sobre o Criança Feliz

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa promove o desenvolvimento integral infantil e, para isso, prioriza gestantes e as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As visitas domiciliares às famílias são um dos principais pilares do Programa junto das ações intersetoriais. Os visitadores orientam as famílias sobre cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e avaliam o ambiente familiar no geral, identificando fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança.

A ação estabelece um vínculo entre famílias e serviços de assistência social, saúde, educação, cultura e defesa de direitos humanos, já disponibilizados pela União, pelos Estados e pelos municípios.

O Programa Criança Feliz foi implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares são realizadas por equipes municipais, devidamente capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

 

Programação

Tarde

13h30 – Prontuário Eletrônico SUAS

16h – Debate

17h – Considerações finais e encerramento