Especialista em saneamento ambiental visita empreendimentos em Jericoacoara

27 de fevereiro de 2018 - 17:47 # #

Assessoria de Comunicação da Cagece
(85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 98878.8932
comunicacaocagece@gmail.com

Seis pousadas e uma lavanderia de Jericoacoara receberam nesta terça-feira (27) visita do especialista em Saneamento Ambiental, Adauto Santos, para realização de diagnóstico prévio acerca da situação da drenagem urbana na Vila de Jericoacoara. Além de conhecer mais sobre a realidade dos empreendimentos quanto ao descarte das águas pluviais e de piscina, a visita teve a intenção de avaliar e, posteriormente, apresentar soluções e alternativas para uma drenagem sustentável na Vila.

A agenda de visitas foi definida a partir da solicitação voluntária, realizada pelos próprios empresários visitados. “A recepção dos empresários tem sido muito boa, há um interesse de todo mundo em resolver a problemática. A gente percebe que há uma diversidade de problemas e soluções que vão ter que ser construídas por várias mãos, envolvendo Prefeitura, Estado, poder privado. Precisamos fazer um trabalho conjunto aqui, não há uma solução única”, relata Adauto Santos, especialista em saneamento ambiental, convidado pela campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”.

O descarte inadequado das águas pluviais e águas de piscina em Jericoacora causam impacto tanto ambiental, como social e econômico para empresários, moradores e turistas que visitam a praia. Nesse contexto, a drenagem sustentável surge como uma opção importante para a preservação da Vila. “É preciso fazer soluções tanto em drenagem, como em esgotamento sanitário para que possamos conseguir encontrar um caminho. E o mais importante é que essas soluções sejam sustentáveis, com fiscalização e cumprimento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. Qualquer coisa que se faça e que não garanta as características de ocupação atual, vai se tornar obsoleta em pouco tempo”, alerta Adauto.

Além do especialista, as visitas contaram com a presença de representantes dos órgãos participantes da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. Entre eles, Alceu Galvão, analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e Ricardo Gusso, secretário de Turismo a Prefeitura de Jijoca. Técnicos e funcionários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Prefeitura de Jijoca também estiveram presentes nas visitas.

Soluções Sustentáveis

A visita em Jericoacoara do especialista em Saneamento Ambiental, Adauto Santos, faz parte da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. Amanhã (27), das 14h às 18h, o especialista participa de uma roda de conversa com empresários, no Polo de Jericoacoara. O encontro tem por objetivo ampliar o diálogo e apontar soluções e alternativas para a drenagem urbana na Vila. A roda de conversa é aberta para participação de empresários de pousadas, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos.