Nova turma de Residência Integrada em Saúde inicia atividades

28 de fevereiro de 2018 - 17:01 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE - ascom@esp.ce.gov.br

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciará nesta quinta-feira, 1º de março, a Imersão dos Residentes da Turma V da Residência Integrada em Saúde (RIS). A imersão ocorrerá até 23 de março com a participação de 303 residentes em 14 profissões da Saúde: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. O acolhimento da nova turma será no Meridional Convenções Center, às 8 horas, e solenidade inaugural às 19 horas.

Os profissionais de saúde que ingressam na Turma V (2018 – 2020) terão a oportunidade de debater sobre o cenário socioepidemiológico do Ceará e a importância de atuarem como protagonistas, reforçando as políticas públicas do estado. “Faz-se necessário que os profissionais de saúde-residentes compreendam os objetivos da RIS-ESP/CE enquanto estratégia de Educação Permanente Interprofissional no Estado e como esta se organiza”, ressalta Amanda Frota, coordenadora da RIS-ESP/CE.

A ESP/CE tem como missão promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da Saúde, na busca de inovação e produção tecnológica, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as três semanas de imersão, serão adotadas estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas, que facilitarão a integração na fomentação de saberes, habilidades e atitudes que contemplem as competências a serem desenvolvidas no percurso de atuação-formativa dos profissionais de saúde.

Metodologia

O Módulo I (Território e Saúde) tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a territorialização da Saúde. Serão utilizadas diversas estratégias de aprendizagem, com a finalidade de ampliar e aprofundar a discussão dos residentes acerca da temática, bem como instrumentalizá-los para inserção e atuação nos seus cenários de prática, compreendendo-os como protagonistas desse processo.

Na última semana, os residentes ingressarão terão práticas em municípios e hospitais. “É a partir daí que as equipes de profissionais de saúde-residentes, embasados teórico e metodologicamente na Colaboração Interprofissional e no Trabalho em Equipe, terão elementos para construir seus processos de trabalho, desenhando de forma protagonista os caminhos de atuação-formação nos respectivos cenários de prática”, explica a coordenadora da RIS-ESP/CE.

A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde, em regime de dedicação exclusiva e em tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço, no âmbito dos sistemas municipais e estadual de Saúde ou região de Saúde. A RIS-ESP/CE ativa e capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Calendário Acadêmico RIS-ESP/CE_Comunitária
Calendário Acadêmico RIS-ESP/CE_Hospitalar
Programação Imersão RIS Turma 2018-2020