Núcleos Gestores das Escolas de Maracanaú participam de palestra sobre mediação

1 de março de 2018 - 11:28 # # # #

Giuliano Vandson / Rodrigo Barros - Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Queiroz Netto - Foto

A prefeitura de Maracanaú promoveu, na manhã desta quarta-feira (28), uma Formação de Mediação Escolar e Círculo de Construção de Paz. O evento, que aconteceu no teatro do Centro Cultural da cidade, contou com a parceria da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Construção de Paz da Vice-Governadoria.

Na ocasião, participaram os gestores das 88 instituições de ensino do município. A coordenadora do núcleo de mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda, ministrou uma palestra sobre mediação e justiça restaurativa. “Hoje existe um novo jeito de olhar para a juventude. É fundamental trabalhar as competências socioemocionais por meio da mediação e justiça restaurativa, em busca de um ambiente de harmonia nas escolas. Estou muito feliz porque o município de Maracanaú abraçou essa proposta”, disse Cristiane.

Quem também palestrou foi o promotor de Justiça Hugo Mendonça. Ele falou sobre como a educação e a mediação de conflitos pode ajudar no combate à violência. “O Ceará é referência no Brasil no que diz respeito à educação. E nós temos que dar uma resposta educacional para a violência que atinge nossa sociedade. E, na minha opinião, uma das ferramentas para essa resposta é a mediação escolar”, pontuou.

A ideia da prefeitura de Maracanaú é que a formação sirva como ponto de partida para a implementação de núcleos de mediação em todas as escolas do município.

“Os processos de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo não acontecem sem os valores. E um desses valores é o da boa convivência, o da paz”, disse o secretário de educação de Maracanaú, Marcelo Farias.

Também estiveram presentes na formação, a diretora de Educação de Maracanaú, Ivaneide Antunes, o coordenador da Célula de Mediação do município, Mauro Braz e o promotor de justiça Rubem Machado.