Secretaria das Cidades participa de ações em prol da Drenagem Sustentável em Jericoacoara

1 de março de 2018 - 17:38 # #

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), participou de 27 de fevereiro a 1º de março de ações em prol da Drenagem Sustentável, em Jericoacoara. As atividades fizeram parte da programação da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”.

Durante esta semana, em um primeiro momento, foram realizadas visitas em pousadas e hotéis da região, com a finalidade de elaborar um diagnóstico prévio acerca da situação da drenagem urbana na Vila de Jericoacoara. Além de conhecer mais sobre a realidade dos empreendimentos quanto ao descarte das águas pluviais e de piscina a visita teve a intenção de avaliar e, posteriormente, apresentar soluções e alternativas para uma drenagem sustentável na Vila.

No dia 28 de fevereiro, empresários e técnicos se reuniram em uma rodada de conversa com o especialista em saneamento ambiental, Adauto Sousa, para trocar experiências e apresentar soluções em drenagem e manejo das águas pluviais para Jeri. Durante a roda de conversa, o especialista apresentou o diagnóstico elaborado a partir de visitas realizadas aos estabelecimentos de Jericoacoara, destacando as condições que causam os maiores problemas na drenagem.

Nesta quinta-feira, 1º de março, a ação realizada na praça principal de Jericoacoara contou com teatro de fantoches, apresentações musicais, jogos de tabuleiro, além da animação dos mascotes da Cagece, Pingo e Gota. De forma lúdica e interativa, a ação busca levar a mensagem de sensibilização sobre a importância da preservação do meio ambiente, bem como o uso responsável da água e a correta utilização da rede de esgoto na localidade.

Marcella Facó, orientadora da Célula de Apoio e Planejamentos Institucionais, da Secretaria das Cidades, que esteve presente durante esta semana e participou de todas as ações ressalta que o objetivo das visitas, palestras e atividades lúdicas é avaliar a viabilidade de implantação de alternativas para os problemas encontrados, visando a melhoria do escoamento das águas pluviais e otimização das redes de esgotamento sanitário em Jeri. “Como não há sistema de drenagem urbana na localidade de Jericoacoara, muitos efluentes de piscinas são enviados às redes de esgoto sanitário, prejudicando o tratamento. Iremos analisar e apresentar as possibilidades para os empresários e população local, a fim de mudar esta realidade atual”, frisa.

A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Secretaria das Cidades, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Arce, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria de Recurso Hídricos (SRH), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Associação Eu Amo Jeri e outras entidades locais.