Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

2 de março de 2018 - 11:11 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará - ascom.sejus@gmail.com

Para trazer comodidade ao cidadão, a partir do dia 5 de março, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

 

 

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquilidade na procura dos serviços, já que o cidadão poderá chegar no local na hora que será atendido”, explica o coordenador. Tadeu indica ainda que a marcação online para atendimento na emissão do RG será apenas o início e a Sejus estuda a ampliação de agendamentos para outros serviços.

Após o agendamento, o cidadão deve ficar atento aos documentos obrigatórios para emissão do documento de identidade. Eles vão ser conferidos antes do atendimento presencial:

1ª via
– Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
– Menores de 16 anos devem comparecer com responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor)
– Para os menores assistidos pelo Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar;
– Para incluir o CPF no RG, basta apresentar documento original e 1 cópia.

2ª via
– Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
– Menores de 16 anos devem comparecer com o responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor);
– Os menores assistidos por Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar;
– A inclusão do CPF é opcional, basta apresentar original e 1 cópia;
– Boleto pago 24 horas antes da data do agendamento. O boleto é emitido no site http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG;
– Para casos de isenção, emitir 1 dos documentos a seguir 24 horas antes da data do agendamento:

Vapt Vupt Antônio Bezerra / Messejana
– Declaração de inscrição no cadastro único (emitido pela SETRA) ou
– Declaração para isenção da taxa do RG (emitido pelo SINE);

Vapt Vupt Juazeiro / Sobral
– Reconhecidamente pobres devem apresentar a Folha Resumo emitido pela Secretária de Assistência Social ou
– Declaração para isenção da taxa do RG (emitido pelo SINE);

Vapt Vupt

O Vapt Vupt é uma central de serviços que oferece atendimentos como Cagece e Detran; consulta ao SPC (CDL); Cadastro Único, que permite a inclusão no programa federal Bolsa-Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

Além das unidades em Fortaleza, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, o Vapt Vupt conta com unidades nos municípios Juazeiro do Norte e Sobral, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.