Sub-rede de Ouvidorias da Sesa vai utilizar o Sistema Ceará Transparente

5 de março de 2018 - 16:10 # # #

Flávia Salcedo / Géssica Saraiva / Camila Lins - comunicacao@cge.ce.gov.br

A iniciativa visa integrar todas as Ouvidorias do Estado por meio de um único Sistema de Ouvidoria e Acesso à Informação

A partir deste mês de março, a Sub-rede de Ouvidorias da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) passará a utilizar para o registro de demandas de Ouvidoria e Acesso à Informação o novo Sistema Ceará Transparente. Atualmente, a sub-rede realiza o registro de suas manifestações através do sistema interno da Sesa, OuviWeb, que trabalha integrado ao sistema Ouvidor SUS, de competência do Governo Federal. Para compreender melhor o funcionamento da nova plataforma, os membros da sub-rede participam a partir desta segunda-feira (5) de um treinamento voltado para a nova ferramenta.

“Atualmente, os sistemas da Ouvidoria da Secretaria da Saúde não estão totalmente integrados ao Sistema Estadual de Ouvidoria em decorrência das ferramentas não conversarem entre si, não sendo possível consolidar as informações, gerenciar indicadores e aprimorar processo, mas com o desenvolvimento do Ceará Transparente, essa realidade irá mudar, com a utilização da ferramenta pela sub-rede da Sesa e com a probabilidade de integração com o Ouvidor SUS, nós poderemos trabalhar de forma mais efetiva e isso representará um ganho não só para o Estado, que terá um sistema moderno e interligado, mas também para o cidadão, que poderá contar mais agilidade e eficiência nos serviços de Ouvidoria e Acesso à Informação”, destaca o orientador da Célula de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e orientador da capacitação, Jean Lopes.

O treinamento do Sistema Ceará Transparente está sendo realizado pela CGE, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) e com a empresa Caiena Tecnologia e Design, que foi contratada para desenvolver a nova plataforma. Durante a capacitação, os ouvidores da sub-rede da Sesa irão navegar pela interface do sistema, conhecendo funcionalidades e serviços implantados com base em pesquisas de campo realizadas junto à população do Estado. Ainda na ocasião, serão apresentadas inovações, como o banco de dados voltado para demandas de especialistas, jornalistas e pesquisadores.