Cagece realiza melhorias no sistema de abastecimento de água em Acopiara

6 de março de 2018 - 11:33 # # # # #

Ascom / Cagece - comunicacaocagece@gmail.com

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu ações no município de Acopiara com o objetivo de incrementar e garantir a continuidade da distribuição de água na cidade. As melhorias consistem na instalação e substituição de novas redes na cidade, além de reforço na adutora do local.

Nas áreas elevadas ou distantes da estação de tratamento, nas quais a água possui mais dificuldade para chegar, a companhia implantou quatro linhas de reforço em lugares estratégicos, de modo que a água tenha pressão suficiente para chegar em qualquer ponto.

Assim, para assegurar vazão e pressão suficiente em todas as áreas do município, cerca de três quilômetros de novas tubulações foram instalados em diferentes bairros. Dentre eles: Moreiras, Vila Palmeira, Nova Acopiara, Aroeira e Vila Martins.

Além das obras já realizadas, a Cagece também está substituindo cerca de um quilômetro da adutora de montagem rápida, que capta água do açude Trussu para levar à Acopiara, por nova tubulação com maior diâmetro, o que permitirá maior volume e pressão.

Para realizar essas obras, a Cagece investiu cerca de R$ 182 mil reais de recursos próprios. Ao todo, cerca de 36 mil pessoas foram beneficiadas com as melhorias.

De acordo com Criscélio Costa, coordenador da Unidade da Cagece na Bacia do Alto Jaguaribe, também estão previstas melhorias na estação de tratamento que atende o município. As obras devem incluir a implantação de dois novos filtros. “A execução dessas ações pela Cagece partem da necessidade de atender a demanda total da população de Acopiara”, informa Criscélio.

Segundo ele, com essas melhorias, a expectativa é que a vazão da cidade aumente em 20%, alcançando 180m³/h. O número, mesmo diante do baixo nível do açude Trussu, é o suficiente para atender a toda a população da cidade.