Hemoce lança campanha de Semana Santa para doação de sangue

6 de março de 2018 - 12:11 # # # #

Natássya Cybelly - Ascom / Hemoce

A campanha Vidas que Salvam Vidas será lançada nesta quarta-feira, 7, às 9 horas, pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará. A nova campanha de doação de sangue é para preparar o estoque para o feriadão da Semana Santa. O lançamento será na sede do Hemoce, em Fortaleza, e terá uma programação especial para os doadores, como serviços de maquiagem, limpeza de pele, corte de cabelo e escova para quem estiver no hemocentro coordenador.

A abertura da programação terá a participação do cantor Waldonys que receberá os doadores de sangue ao som da sanfona. O músico é padrinho da campanha de doação de sangue há cinco anos e voluntariamente participa das ações do Hemoce. “Poder levar através da música uma mensagem de bem, incentivar as pessoas a realizar esse gesto tão valioso, eu me sinto honrado e muito feliz em contribuir”, declara.

Com a campanha Vidas que Salvam Vidas, o Hemoce tem o objetivo de ressaltar a importância da doação de sangue como um gesto que pode ser incentivado de diversas maneiras, seja doando ou mobilizando outras pessoas para a boa ação. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, o feriado da Semana Santa é um dos períodos nos quais o hemocentro reforça o pedido de doações para preparar os estoques para o feriadão, já que as pessoas que doaram para a campanha de carnaval estão temporariamente inaptas para este período. “Esse intervalo é de três meses para mulheres e dois meses para os homens. Portanto, a gente convida a quem ainda não doou para ser solidário e procurar uma das unidades do Hemoce”, fala.

O Hemoce relembra ainda que é importante doar com antecedência, porque todo sangue doado passa por uma análise e processamento antes de ser liberado aos hospitais para os pacientes. “Quando o paciente precisa receber transfusão, a bolsa que ele recebe é de algum voluntário que já doou há, pelo menos, dois dias porque o sangue doado para ser distribuído passa por vários critérios de segurança e qualidade”, enfatiza Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Nos hemocentros das cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte haverá também uma programação diferenciada no dia 7 de março. Artistas locais irão se apresentar nas unidades. Confira a programação abaixo.