Oficinas do Plano de Desenvolvimento Urbano são realizadas na Região Metropolitana do Cariri (RMC)

7 de março de 2018 - 16:48 # # # #

Secretaria das Cidades - Assessoria de Comunicação

A Secretaria das Cidades realizou nos dias 5 e 6 de março, na Universidade Regional do Cariri (URCA), com sede no Crato e em Juazeiro do Norte, a Oficina do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), da Região Metropolitana do Cariri (RMC), em parceria com os municípios da Região. O objetivo é levantar informações sobre os municípios para as áreas de Saneamento, Recursos Hídricos, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. Estão participando das oficinas gestores municipais, estaduais e federais de cada um dos nove municípios da RMC.

A programação conta com apresentação do plano, cronograma e aplicação de dois questionários com perguntas objetivas dentro dos seguintes eixos: “Metrópole que temos” e “Metrópole que queremos”. No mês de maio de 2017, aconteceu um seminário com o lançamento do PDUI na região, os próximos passos acontecerão em abril, dentro do Plano Plurianual (PPA) e do Ceará 2050, por meio de um seminário regional sobre o PDUI. Nos meses seguintes vão acontecer audiências públicas municipais.

Segundo o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, as perspectivas são positivas. “A expectativa é que todas as prefeituras disponibilizem os seus dados e as suas equipes técnicas para trabalhar conosco para que o processo seja mais rico possível. A nossa ideia é até o final deste ano estar concluindo as audiências públicas, e o trabalho seguinte de consolidação”, afirma o secretário.

Integração

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano, Flávia Pinto, explica a importância da integração dos municípios para o PDUI.

“O plano é importante porque envolve toda a parte do ordenamento territorial e trata de integração. Junto com o plano deve nascer o que o Estatuto da Metrópole chama de Governança Interfederativa, que trata justamente dessa parte administrativa da Região Metropolitana. Os municípios devem deixar de pensa de forma individual e passarão a pensar coletivamente. Desta maneira, será mais viável conseguir investimentos para tentar solucionar problemas de infraestrutura nos municípios”, ressalta.

A RMC é formada pelos municípios de Barbalha, Juazeiro, Crato, Jardim, Farias Brito, Missão Velha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri.