Sesa apresenta balanço da Saúde na Assembleia Legislativa

8 de março de 2018 - 15:38 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Assessoria de Comunicação da Sesa
(85) 3101.5221 / 3101.5220

O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, apresentou nesta quarta-feira (7) o balanço das ações da Secretaria da Saúde em 2017, em audiência realizada na Assembleia Legislativa do Estado. O evento, promovido pela Comissão Permanente de Seguridade Social e Saúde, teve o objetivo de detalhar os resultados alcançados pela Secretaria ao longo do ano passado. Além de ter ampliado os atendimentos e cirurgias, no ano passado o Ceará investiu no fortalecimento da atenção primária nos municípios, com o intuito de fortalecer a prevenção e a promoção da saúde.

Para Henrique Javi, é preciso inverter a lógica do sistema de saúde e garantir, além da ampliação da assistência, que os recursos destinados ao setor permitam mais ações preventivas, com foco em evitar que as pessoas adoeçam. “A gente quer trazer o cidadão para participar do controle do diabetes, do controle da hipertensão, para que a gente possa viver mais e melhor”, disse o secretário. Também participaram do encontro a secretária-adjunta da Sesa, Isabel Cristina Cavalcanti, e a secretária-executiva Lilian Alves Amorim Beltrão

Os dados apresentados pelo secretário mostram que, em 2017, foram aplicados 14,65% da Receita Corrente Líquida do Estado na Saúde, enquanto o mínimo constitucional exigido é de 12%. O montante aplicado no setor pelo Governo do Ceará no ano passado soma R$ 3,26 bilhões. Também foi detalhado o desempenho estadual em relação a 23 indicadores que são pactuados pelo Estado com base em parâmetros adotados nacionalmente, que estão relacionados à vacinação, acompanhamento de doenças de notificação compulsória, taxas de mortalidade, cobertura da população pelas equipes de atenção básica, entre outros.

“2017 foi um ano que demarcou a Secretaria em dois extremos. Foi um ano em que consolidamos o trabalho de fortalecimento da atenção primária. Essa ênfase vai fazer com que em 2018 nós possamos dar um selo a essas unidades designando que elas estão alinhadas com o compromisso de promover e prevenir a saúde. É um dos projetos mais silenciosos e mais importantes que a gente tem para o nosso futuro no sistema sanitário. Por outro lado, 2017 também demarcou investimentos maciços no sentido de ampliar a atenção em saúde. Só a rede estadual cresceu 12% em cirurgias”, indicou o secretário Henrique Javi.

“A gente sempre debate em audiências públicas. Essa prestação de contas é um momento de transparência e de relacionamento de poderes Executivo e Legislativo. É nosso papel não só indicar projetos, mas também fiscalizar, cobrar. É um momento em que a Secretaria mostra transparência. Então, essa aproximação é muito importante”, disse o deputado Carlos Felipe, presidente da Comissão. “A sensação de atendimento no interior melhorou bastante. Isso é um fato”, avaliou a deputada Doutora Silvana, durante a apresentação do secretário. “Estamos investindo hoje em saúde mais de seis vezes o que era investido em 2007”, disse o deputado Evandro Leitão, líder do Governo na Assembleia. A audiência também contou com a participação dos deputados Carlos Matos, Doutor Santana, Fernanda Pessoa, Leonardo Pinheiro, além do suplente de deputado Yuri Guerra (PMN).

Desempenho estadual

Durante a audiência, o secretário destacou, por exemplo, que o Ceará alcançou no ano passado o segundo melhor resultado em transplantes ao longo de 20 anos, com a realização de 1.518 cirurgias desse tipo. A primeira melhor marca foi a de 2016, quando houve mais de 1.800 transplantes realizados e foi zerada a fila de transplante de córnea, um dos que mais impactam nesse resultado.

A rede estadual também superou as 65 mil cirurgias em 2017, superando em 12% o desempenho de 2016, ao mesmo tempo em que registrou uma mortalidade hospitalar 17,7% menor. No ano de 2017, houve ainda inovações como a implementação do programa Diagnóstico Cidadão, para ouvir a opinião dos usuários da saúde, e a utilização de tratamento trombolítico em nível estadual para casos de infarto agudo do miocárdio pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará).