Fortaleza recebe secretários de Educação de todo o País

9 de março de 2018 - 15:43 # # # #

Julianna Sampaio/Jacqueline Cavalcante - Assessoria de Comunicação da Seduc / (85) 3101 3972 / 9 99163113 / 9 9943 1608
Eduardo Colin - Assessoria de Comunicação do Consed / (61) 9 8280 5678

Na próxima segunda (12), a secretária-executiva do MEC apresentará texto da BNCC do Ensino Médio para validação do Consed

O secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, será o anfitrião da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 12 e 13 de março, em Fortaleza. Presidido por Alencar, o Conselho vai receber da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães Castro, o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, para validação dos secretários.

A versão preliminar da BNCC já foi apresentada aos gestores estaduais, em reunião do dia 26 de fevereiro, em São Paulo. Após sugestões dos secretários e dos técnicos responsáveis pela coordenação da implementação nos estados, foram feitas adaptações que serão validadas agora no fórum do Consed.

O evento vai ocorrer no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro. A abertura será, na segunda-feira (12), às 10h. A programação se estenderá até o meio-dia da terça-feira (13), e contará, ainda, com a participação do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ivana Siqueira, do diretor de estatísticas Educacionais do INEP, Carlos Eduardo Moreno, e da deputada federal Dorinha Seabra (DEM-TO), relatora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna o Fundeb permanente.

Além da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a reunião também vai analisar os números do último Censo Escolar e debater sobre os programas de Formação de Professores, como o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular norteará o que deve ser ensinado nas escolas, levando em conta o que está previsto na reforma do Ensino Médio aprovada em dezembro do ano passado. A primeira parte do documento, referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi homologada em dezembro do ano passado

Até ser aprovado, o texto ainda vai percorrer um longo caminho, passar por debates e audiências públicas. A expectativa é que esse currículo esteja pronto para ser aplicado em 2019.

Serviço

Abertura da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação
Data: 12 de março de 2018 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Hotel Gran Mareiro (Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro I, Fortaleza – CE)