Governo do Ceará lança campanha “Se liga na Rede” em Fortaleza

9 de março de 2018 - 15:27 # # #

Karla Camila - Ascom/SCidades

O auxiliar de serviços gerais, Paulo Henrique Pereira, 40 anos, morador do bairro Vicente Pinzon, diariamente recebia reclamações dos vizinhos pelo mau cheiro de sua casa, isso porque na residência dele não havia fossa, muito menos ligação para a rede de esgoto. No entanto, atualmente, Paulo não convive mais com este problema, pois foi um dos beneficiados com a campanha “Se Liga na Rede”. A ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidade e da Cagece, que irá beneficiar 10.202 famílias em todo Estado, foi lançada esta semana em Fortaleza.

“Nós não temos boas condições financeiras, somos carentes, meu esgoto ficava no quintal e quando estourada era horrível, agora com essa ajuda do Governo as coisas mudaram para melhor. A Cagece ligou para nós, veio aqui em casa apresentou o projeto e agora nossa casa está ligada a rede de esgoto, estou muito agradecido”, conta Paulo Henrique.

Carlos Rossas, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cegece, explica que as obras em Fortaleza iniciaram pelo bairro Vicente Pinzon, mas as visitas de sensibilização foram feitas em diversos bairros e devem se estender para as regiões do Cariri e Norte do Estado. “Essa ação é focada em perfis de famílias mais simples que não teriam condições de custear este tipo de obra. O acesso a rede de esgoto beneficia a sáude, melhora a qualidade de vida e o meio ambiente como um todo”, frisa.

Marcella Facó, orientadora de célula da Coordenadoria de Saneamento, da Secretaria das Cidade, ressalta que neste primeiro momento estão sendo identificadas as famílias que se enquadram nos perfis e realizando as visitas, além disto as equipes estão sendo preparadas para expandir o serviço para outras regiões. Ela afirma que 798 famílias em Fortaleza já foram sensibilizadas e aceitaram o serviço.

“A primeira ação é a sensibilização, a pessoa autoriza o serviço e só depois é executado. A gente acredita que a melhoria na infraestrutura urbana poderá ir muito além da qualidade de vida da população, pois oferece também dignidade para este povo tão carente. O Governo está fazendo esta ação em parceria com a população cearense”, conclui.

As famílias beneficiadas com estas ligações devem estar dentro dos perfis básico ou regular da Cagece. Para saber se você se encaixa em um dos perfis basta ligar para 0800.2750195 e agendar a visita.