Governo do Ceará realiza I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

9 de março de 2018 - 11:57 # # # #

Lígia Duarte - Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo / (85) 3101.2021/ 98967.6965


As atividades ocorrerão de 10 de março a 13 abril em diferentes espaços culturais da Capital. Abertura, no Cine São Luiz, sábado (10), terá a exibição de curtas produzidos e estrelados pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), realizará, neste sábado (10), a abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo. O evento acontecerá no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, e contará com a participação do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

Em sua primeira edição, o festival apresentará trabalhos desenvolvidos pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no eixo arte e cultura. A abertura terá a mostra de curtas-metragens produzidos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, em parceria com o projeto “Cinema no Interior”, realizado pelo cineasta pernambucano Marcos Carvalho.

Para o superintendente Cássio Franco, esse é um momento importante para o sistema socioeducativo do Estado. “O I Festival de arte e cultura do sistema socioeducativo vem como um momento de consolidação de um novo modelo de gestão iniciado em 2016, e que teve como outros marcos estruturantes tais como os programas de práticas restaurativas e o esporte geração, além do próprio programa de gestão organizacional que vem sendo implementado desde então. Neste momento que o sistema socioeducativo está vivendo, chega uma fase em que nós podemos nos debruçar mais detalhadamente sobre os propósitos e os fundamentos das medidas socioeducativas, que é a própria reflexão do adolescente sobre o ato infracional praticado e a relação com a família e a comunidade.”

Durante meses, Marcos e sua equipe realizaram oficinas com os jovens das unidades, tanto de técnica de filmagem (gravação, direção de câmera, fotografia, captação de som…) quanto de preparação de elenco e realização do roteiro. Como resultado, três curtas foram produzidos e estrelados pelos adolescentes, contando com a participação das equipes das unidades.

A metodologia é adotada dentro dos centros socioeducativos com vistas a promover reflexão sobre valores morais e sociais, permitindo aos jovens criar interesse em trilhar novos caminhos.

As produções

“Abençoados” foi produzido pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Juazeiro do Norte. Em cerca de 15 minutos, conta a história de um adolescente e sua mãe que ganham a vida como cantores de rua, cada um à sua maneira. As escolhas do jovem abalam a relação da família.

“Corrente de Prata” tem como pano de fundo a cidade de Sobral. Na trama, dois irmãos dividem a vida entre as apresentações como palhaços e atividades ilícitas. Entre risos e choros, surge a discussão sobre traçar novos caminhos por meio da arte da palhaçaria, abandonando de vez as práticas antissociais.

“Ninguém pode parar meu coração” foi produzido em Fortaleza, retratando a história de uma jovem que descobre seus sentimentos na figura de uma outra mulher e decide enfrentar preconceitos e seguir o seu coração.

Calendário cultural

Outras ações serão realizadas, no período de 10 de março a 13 de abril, pela Seas e seus parceiros em diferentes espaços culturais da cidade. O Centro Cultural Belchior vai receber a exposição fotográfica realizada pelos adolescentes durante o processo cinematográfico. Haverá ainda exposição de obras feitas por adolescentes de Juazeiro do Norte na oficina de vivências e artes visuais, ministrada pelo artista Wanderson Petrova; seminário arte e cultura na socioeducação, no qual será discutido a importância desse eixo no processo de ressocialização dos jovens; lançamento dos livros “Liberta” e “Cine Liberdade”; Festival de Capoeira dentro dos centros socioeducativos.

Todas as atividades terão participação das unidades socioeducativas da capital, bem como dos adolescentes que são autores das obras artísticas que serão apresentadas.

*A programação completa estará disponível neste link: http://srv2.seas.ce.gov.br/publicacoes/cronograma1.jpg.

Abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

Data: 10 de março de 2018 (sábado)

Local: Cineteatro São Luiz, situado na Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza- Ceará.

Horário: 13h30 horas